Cotidiano

Comunidade Xumina colhe 400 sacas de milho na 1ª safra do Projeto Grãos

'Projeto de grãos é o primeiro passo para a autossuficiência das comunidades indígenas', afirmou o prefeito de Normandia

A comunidade indígena Xumina, no município de Normandia, interior de Roraima, foi uma das contempladas com um polo de produção do projeto de plantio de grãos, desenvolvido pela Secretaria do Índio (SEI). Nesta semana foi realizada a primeira colheita do ano nos 10 hectares plantados, o que rendeu cerca de 400 sacas de milho. Esta foi a 1ª safra do Projeto Grãos. 

Este é considerado o maior programa de agricultura familiar em terras indígenas da história de Roraima. “Esse trabalho é pioneiro, nunca foi feito antes. No primeiro ano plantamos 800 hectares de milho e feijão espalhados em nove municípios. Em 2022, vamos ampliar esse plantio para 1,5 mil hectares. Para as comunidades indígenas ampliarem a produção, elas precisam desse apoio do Governo e a nossa gestão é comprometida em ajudar”, disse o chefe do Executivo Estadual.

Para o prefeito de Normandia, Wenston Raposo, o projeto de grãos é o primeiro passo para a autossuficiência das comunidades indígenas. “Se Deus quiser, vamos conseguir dar melhor qualidade de vida para esse povo esquecido por muito tempo e que, agora, encontrou uma mão amiga no Governo do Estado. Os resultados deste primeiro ano foram incríveis e a tendência para as próximas safras é que aumente cada vez mais”, pontuou.

Além do milho, o polo de produção de Xumina também plantou feijão. “Nesta safra foram produzidas em torno de 68 sacas de feijão. Estamos fazendo a colheita do milho e vamos chegar à marca de 400 sacas. Ano que vem, vamos trabalhar 27 hectares neste polo. Iniciamos o processo de identificação dessas áreas com coleta e análise de solo”, disse o secretário do Índio, Marcelo Pereira.

Para o tuxaua da comunidade Xumina, Edernildo Almeida, o plantio foi um sucesso e beneficiou 18 famílias que trabalharam na produção, bem como o restante da comunidade. “Esse projeto deu muito certo, tanto o milho como o feijão, e está dando pra sustentar a comunidade, não só a do Xumina, mas as comunidades vizinhas também. Vamos ampliar esse projeto, dobrar nossa produção, para que tenha mais avanço para a nossa comunidade”, completou.

Calcário

Para garantir a continuidade ao trabalho, foram entregues 40 toneladas de calcário para o preparo do solo para a safra de 2022. “Até meados do mês de fevereiro vamos entregar 500 toneladas em aproximadamente 23 polos de produção, contemplando 26 comunidades, com uma área total 281 hectares, somente em Normandia, ou seja, o município será responsável por cerca de 20% da área plantada do projeto que deverá chegar a 1,5 mil hectares”, afirmou o secretário do Índio.