Cotidiano

Comunidades indígenas começam a vacinar rebanho contra aftosa

A meta é imunizar cerca de 4 mil cabeças de gado e, para isso, a campanha se estenderá até o dia 29 de abril

Teve início nesta segunda-feira, 19, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Boa Vista. A ação, inaugurada na comunidade indígena Truaru da Cabeceira, visa imunizar os gados de 16 regiões da zona rural da Capital até o dia 29 de abril.

De acordo com prefeito Arthur Henrique (MDB), a vacinação é obrigatória e a campanha tem a meta de imunizar cerca de 4 mil cabeças de gado de todas as idades. Para ter êxito, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas atenderão as comunidades diariamente pela manhã e tarde.

“A criação de gado para essas comunidades é uma atividade essencial para garantir o sustento deles. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista vai garantir a imunização a todos de forma gratuita nesta etapa e na próxima, que acontecerá em outubro”, enfatizou.

Guilherme Adjuto, secretário adjunto municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, explicou que se alguma comunidade não realizar a vacinação, terá dificuldades na comercialização do animal.

“Quando os gados são vacinados, as comunidades recebem um comprovante de que os animais estão livres de febre aftosa. Esse documento permite que eles consigam todas as licenças para comercializar o produto. Caso não tenham seguido o protocolo de vacinação, o processo de venda será impedido”, disse.

O líder da primeira comunidade vacinada, Jucinei de Sousa Ângelo, ressalta a importância de vacinar o rebanho. “Essa medida protege não só os animais, mas também a própria população que se alimenta deles”, afirmou.

Veja vídeo da vacinação:

Leia mais: 

Campanha de vacinação contra febre aftosa inicia na segunda – Folha…