Cotidiano

Concurso do IBGE terá mais de 6.500 vagas

O quantitativo liberado não é para atuação no Censo Demográfico, mas sim para pesquisas já feitas comumente pelo IBGE

A portaria que autoriza a realização do concurso público para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já foi assinada. O edital do certame será lançado para o preenchimento de 6.500 vagas temporárias.

Estão previstas vagas para os cargos de agente de pesquisa e mapeamento (5.623 vagas) -nível médio; supervisor de coleta e qualidade (552 vagas) – nível médio; agente de pesquisa por telefone (300) – nível médio; e supervisor de pesquisa (25) – nível superior.

O quantitativo liberado não é para atuação no Censo Demográfico, mas sim para pesquisas já feitas comumente pelo IBGE.  As contratações estão previstas para iniciarem em janeiro de 2021. Os contratos deverão durar até um ano, com possibilidade de prorrogação.

O edital está previsto para ser publicado em até seis meses, após a divulgação da portaria. Os candidatos serão selecionados por meio do processo seletivo.

CENSO – O IBGE vai mesmo abrir um novo edital de concurso público para o preenchimento de mais de 208 mil vagas temporárias em 2021. A informação consta no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021.

O Ministério da Economia confirmou que o Censo Demográfico será realizado no ano que vem. Ou seja, um novo concurso também será aberto.

O Governo Federal chegou a cogitar o adiamento do concurso IBGE para 208 mil vagas. Na ocasião, conforme reportagem do Estadão, o motivo seria o orçamento.

O dinheiro do Censo seria repassado para outras áreas no Orçamento, como, por exemplo, o Ministério da Defesa, conforme apurou o Estadão. A verba destinada à pesquisa é de R$2,3 bilhões.