Cotidiano

Prefeito anuncia concurso público para professores da Educação Especial

Ideia faz parte da Nova Política da Educação Especial que estabelece o professor de apoio ao aluno da Educação Especial, para um melhor acompanhamento do estudante com deficiência

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou nesta terça-feira (30) concurso público para contratar professores da Educação Especial em 2022.

Segundo ele, a Prefeitura de Boa Vista deve concluir em dezembro a quantidade de vagas necessárias para suprir a demanda, mas adiantou que atualmente estima a necessidade de mais de 800 professores.

“Estamos ampliando escolas, construindo escolas. Vamos ampliar as vagas não só pra Educação Especial, como também para salas de aulas regulares também”, explicou.

A ideia faz parte da Nova Política da Educação Especial, anunciada pelo prefeito nesta terça, que estabelece o professor de apoio ao aluno da Educação Especial, para um melhor acompanhamento do estudante com deficiência. Atualmente, 1.042 alunos possuem algum tipo de deficiência na rede municipal.

A política, no entanto, ainda depende de aprovação da Câmara Municipal de Boa Vista. Se aprovada, as turmas passarão a ter dois professores em sala de aula e os cuidadores escolares, que atualmente, exercem funções ligadas diretamente às aulas de educação especial, serão realocados às creches e terão carga horária reduzida de 40 para 30 horas semanais.

O projeto foi entregue à vereadora Regiane Matos (MDB), prometeu pautá-lo na Câmara para que seja aprovado “o mais rápido possível”.