Cotidiano

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil visita abrigos em RR

A presidência da CNBB cumpre uma agenda extensa de 8 a 12 de março

Nesta quinta-feira, dia 12, às 8h30, no Salão Nobre da Prelazia Diocesana, a presidência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)  fará um balanço da agenda de visitas à Roraima e à divisa com a Venezuela para conhecer a realidade pela qual passa os migrantes do país vizinho, o trabalho que a Igreja e o Governo brasileiros estão realizando no estado.

A presidência da CNBB cumpre uma agenda extensa de 8 a 12 de março, no intuito de escutar e ver a realidade local e a partir disso buscar respostas na linha da emergência e na linha da esperança.

A atual presidência da CNBB é composta pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente, o bispo de Roraima (RR), dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) dom Joel Portella Amado, secretário-geral. Todos estarão presentes.

Segundo o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, a visita à diocese de Roraima, a convite de dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima, e de dom Fernando José Monteiro Guimarães, responde a um apelo humanitário de conhecer o que acontece em Roraima em razão da chegada dos Venezuelanos que fogem da crise de seu país à procura de uma oportunidade.

Nestes cinco dias, a presidência da CNBB vai, de acordo com dom Walmor, viu o que está acontecendo, olhou o caminho da Igreja de Roraima e a vida de seu povo mas, sobretudo, deixou-se impactar neste tempo quaresmal por esta experiência e aprendeu com ela novas lições. “Estamos aqui aprendendo e ouvindo, buscando novos caminhos não apenas para compreender e explicar, mas sobretudo para sermos capazes de ajudar a dar novas respostas”, disse.

A comitiva da Presidência da CNBB visitou os postos de identificação e triagem de venezuelanos, o Abrigo Rondon 3, a Cáritas e o Serviço Pastoral dos Migrantes, o Projeto Fé e Alegria – serviços dos Jesuítas a Migrantes e Refugiados, o Abrigo Indígena, a Ocupação Espontânea Ka Ubanoko, no Joquei Clube, o Marco das Fronteiras, em Pacaraima, o Alojamento de Trânsito de Pacaraima BV – 8, o Projeto Orinoco, Abrigo Indígena de Pacaraima, o Projeto Canarinhos da Amazônia, o Instituto de Migrações e Direitos Humanos, Mexendo a Panela e o Centro de Migrações e Direitos Humanos

 

SERVIÇO:

O QUE: Balanço da visita da Presidência da CNBB à Roraima e à Fronteira com a Venezuela

Data: 12 março de 2020

Horário: 8h30

Local: Prelazia Diocesana, Rua Bento Brasil, 613, Centro