Cotidiano

Confira a lista dos filmes mais esperados de fevereiro 2022

Filmes começam a estrear nesta quinta-feira, 03

Com a pandemia, as salas de cinema fecharam e assim a maioria das estreias ocorria em plataformas de streamings. Aos poucos os cinemas começam a voltar e apesar dos casos de contaminação de Covid terem aumentado novamente devido a novas variantes, a vacinação de grande parte da população nos deu a vantagem de ter sintomas leves e não fatais. Sendo assim, cada vez mais o cidadão se sente confortável de aos poucos retomar sua rotina, com precaução e se cuidando sempre.

O mês de janeiro, embora não na mesma proporção, chegou quente com o quinto exemplar da franquia de terror Pânico – que atiçou a curiosidade dos fãs. Agora é só se preparar para os grandes lançamentos de 2022. E o mês de fevereiro começa a aquecer os motores com alguns filmes badalados. Confira lista abaixo:

03/02

Moonfall – Ameaça Lunar

O mês de fevereiro começa com um verdadeiro blockbuster. Moonfall é o novo filme do diretor Rolland Emmerich, especialista em cinema catástrofe, que tem no currículo longas como Independence Day (1996) e O Dia Depois de Amanhã (2004). Em seu novo trabalho, a lua é a ameaça da vez, quando nosso satélite natural é tirado de órbita e entra em curso de colisão com a Terra. Mas não pense na sátira social de Não Olhe para Cima, em Moonfall é tudo sobre ação. Quem comanda o espetáculo pirotécnico nas telas é Halle Berry e Patrick Wilson, como astronautas em missão de nos salvar.

Tô Ryca 2

As férias podem ter acabado, mas fevereiro ainda celebra este clima de verão com a estreia da comédia nacional Tô Ryca 2. Sequência do sucesso surpresa Tô Ryca, de 2016, que funciona quase como uma refilmagem tupiniquim do hollywoodiano Chuva de Milhões (1985). Novamente, a continuação da comédia se segura no carisma e capacidade de improviso da protagonista Samantha Schmütz, uma de nossas maiores estrelas do humor. Reprisando o papel de Selminha, a trama agora a coloca para ficar pobre de novo, com a justificativa de que a herança bilionária deveria ter ido para outra Selminha, papel da sensação Evelyn Castro. Completando o elenco, o popular Rafael Portugal.

Mães Paralelas

Exibido nos festivais de Veneza e Nova York, trata-se do novo filme do prestigiadíssimo espanhol Pedro Almodóvar. Seus “dramalhões surreais” viraram um dos pilares da sétima arte mundial, e sem nunca ter filmado em Hollywood ou sequer em inglês, é seguro dizer que o diretor deixou sua marca na história do cinema. Seu novo lançamento é um produto da Netflix, mas antes de passar na plataforma, a obra foi exibida no Festival do Rio e irá aos cinemas brasileiros. Portanto essa é uma chance dos cinéfilos de nosso país conferirem o mais recente projeto de um dos grandes nomes do audiovisual. Como diz o título, o filme narra a relação de duas mulheres que se tornam mães no mesmo dia. Uma delas é vivida pela musa do cineasta, Penélope Cruz. 

10/02

Morte no Nilo

Um dos maiores “vai, não vai” de tempos recentes (e tivemos muitos casos assim) ocorreu com esta nova adaptação de um livro da romancista considerada a rainha do suspense Agatha Christie para o cinema. Mas não apenas isso, Morte no Nilo é a segunda parte de um universo planejado e construído pelo diretor Kenneth Branagh e pelo estúdio Fox envolvendo as tramas da escritora que possuem o detetive Hercule Poirot. A visão do cineasta iniciou em Assassinato no Expresso do Oriente (2017), e esse é o próximo passo. Ambos já haviam sido adaptados ao cinema na década de 1970. Aqui, novos personagens a bordo de um barco a vapor no rio Nilo, no Egito, se tornam suspeitos após um dos passageiros aparecer morto. E apenas Poirot pode elucidar o caso.

Case Comigo

É verdade que de tempos em tempos – ou quem sabe a cada edição – o Oscar tende a esnobar algum artista que tenha dado um dos grandes desempenhos de sua carreira (ou quem sabe o maior), deixando de saudá-lo com uma nomeação ao seu prémio. No ano de 2020 essa esnobada teve como alvo a musa latina e estrela da música Jennifer Lopez. Em As Golpistas, Lopez “se joga” como há muito tempo não a víamos fazer e todos falavam sobre a possível indicação, que não veio. Seja como for, afastada desde então, a estrela retorna nesse início de 2022 para um terreno em que se sente muito confortável: as comédias românticas. Essa um pouco mais metalinguística, já que pela primeira vez traz Lopez vivendo uma estrela da música, rica e famosa, com o mundo a seus pés. Ou seja, basicamente interpretando a si mesma.

17/02

Uncharted – Fora do Mapa

Falando em Homem-Aranha e no sucesso que o recente Sem Volta para Casa fez nos cinemas, marcando a “retomada” das salas de exibição, o mesmo estúdio (a Sony) almeja realizar a mágica novamente. Se irá dar certo, só a estreia de Uncharted dirá. O que sabemos é que a Sony escalou o mesmo Tom Holland (o intérprete dos novos Homem-Aranha) para ser o protagonista aqui, desta adaptação de um famoso jogo de videogame, que mostra um explorador aventureiro nos moldes de um jovem Indiana Jones. Esperem muita ação. Completando o elenco, os astros Mark Wahlberg e Antonio Banderas.

Licorice Pizza

Cinéfilos fãs de Paul Thomas Anderson acalmai-vos. O novo trabalho do cineasta cultuadíssimo está entre nós. Queridinho do Oscar e dono de uma filmografia de títulos como Boogie Nights (1997), Magnólia (1999), Sangue Negro (2007) e o recente Trama Fantasma (2017), o diretor é um dos grandes favoritos dos fãs de cinema de arte e “filmes cabeça”. Ou quem sabe os que tem bom gosto. Anderson realmente é um talento indiscutível acima de qualquer suspeita. Aqui, em seu mais recente trabalho, ele resolve investir num universo mais jovial, trazendo a relação de um rapaz e uma moça estudantes na década de 70. Um dos maiores elogios do longa é justamente o retrato certeiro do período. Para encarnar os protagonistas, dois “não atores”. O filme marca as estreias de Cooper Hoffman, filho do saudoso Philip Seymour Hoffman, e da cantora Alana Haim. Em papeis coadjuvantes, gente como Sean Penn e Bradley Cooper. Nem precisa dizer que já é um dos filmes cotados ao Oscar 2022.

Sempre em Frente

Por falar em filmes cotados para o Oscar, esse projeto tem toda a cara de “isca do Oscar”, obras lançadas em uma época específica visando cair no radar das premiações mais famosas da sétima arte. Tarimba esta produção tem, já que se trata do primeiro longa estrelado pelo “monstro” Joaquin Phoenix após sua vitória de melhor ator no Oscar pelo polêmico Coringa (2019). O projeto seguinte escolhido por Phoenix para continuar seus desempenhos de excelência foi este Sempre em Frente, drama todo criado em preto e branco no qual o ator vive um jornalista precisando cuidar do sobrinho pequeno. Para a tarefa o sujeito resolve embarcar numa viagem por Los Angeles. O roteiro e direção é de Mike Mills, o mesmo responsável por Toda Forma de Amor (2010). O filme está no radar do Oscar. Aguardemos.

A Jaula

Nem só de comédias vivem os filmes brasileiros de visibilidade. Nosso cinema é bem rico, mas em geral os filmes que recebem mais elogios são os dramas sociais de baixíssimo orçamento. Aqui, temos uma proposta um pouco mais ambiciosa, num filme que parece ter muito o que dizer sobre os tempos de hoje. Resta saber se será abraçado, se será visto como algo de mau gosto, ou se será algo muito óbvio e banal. A premissa sem dúvida é curiosa e mostra um ladrão interpretado pelo galã Chay Suede, saindo para mais “um dia de trabalho”. No seu caso consiste em roubar um carro. Para o azar do criminoso, o carro da vez é a tal jaula do título, um carrão transformado em prisão para o bandido que tentar roubá-lo. Preso dentro do veículo, no melhor estilo Jogos Mortais, o meliante lutará por sua vida. O dono do carro é o “cidadão de bem” vivido por Alexandre Nero, um médico cansado de ser lesado por roubos e que decide fazer justiça com as próprias mãos.

24/02

O Poderoso Chefão – 50 Anos

Clássico irretocável da sétima arte, O Poderoso Chefão é simplesmente um dos filmes mais queridos de todos os tempos. Épico criminal, a trama da família de mafiosos Corleone faz parte do subconsciente coletivo dos fãs de cinema desde o seu lançamento em 1972. Este ano completando 50 anos de seu lançamento, é claro que uma celebração seria mais do que adequada. Aliás, a Paramount vem investindo em comemorar a franquia. Em 2020, lançou uma edição especial do terceiro O Poderoso Chefão, e agora o primeiro será o tópico de uma nova estreia nas telonas no último fim de semana de fevereiro. Simplesmente imperdível.

Fonte: Cine Pop

Publicidade