Cotidiano

Confira dicas para compra de presentes para o Dia das Crianças

Dia 12 de outubro é dedicado aos pequenos, e para a festa não virar dor de cabeça, é importante estar atento a alguns detalhes na hora da compra

O Dia das Crianças é neste sábado (12), mas antes de comprar o presente para a garotada, o Procon Assembleia orienta que é importante os pais e responsáveis ficarem atentos a algumas dicas para que a festa não perder a graça. A segurança dos pequenos deve vir em primeiro lugar, por isso, é importante ficar atento às especificações dos brinquedos.

“A gente sempre orienta que o pai pesquise e faça essa verificação da faixa etária, de garantia, confira se tem o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], principalmente para essa faixa etária de crianças de 2 a 3 anos”, orientou o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues.

Quando vai presentear o casal de filhos, o servidor público, Paolo Pereira, gosta de avaliar as possibilidades. Além do custo benefício, a atenção é voltada para a faixa etária indicada em cada produto. “Eu acho que é uma das coisas primordiais na hora da escolha do brinquedo, para dar segurança e conforto. Depois a gente vai buscando o que a criança gosta”.

Para aquela criança mais antenada à tecnologia, quem vai presentear deve testar os produtos na loja para evitar transtornos ao chegar em casa com a surpresa. Como a compra é para terceiros, vale sempre lembrar que os estabelecimentos não são obrigados a trocar produtos, a não ser em casos de defeito. Por isso, a dica é checar junto ao atendente qual é a política da loja.

E na hora de pagar aquele achado na promoção? Será que se passar de uma vez no cartão o desconto ainda é garantido? Conforme Jhonatan Rodrigues, são consideradas compras à vista, pagamentos em cheques, cartões de débito e crédito sem parcelamento. Portanto, se a loja oferecer um desconto, ele deve valer para todas as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento, e caso haja uma regra diferenciada, ela deve ser informada previamente ao cliente.

Para garantir que a população realize uma compra mais assertiva nesta data, o Procon Assembleia realizará ao longo da semana uma série de ações em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas buscando a melhor escolha para a criançada.

A nota fiscal não deve ser esquecida, pois é com ela que se podem realizar as trocas, em caso de avaria ou vício, ou eventuais reclamações. Em caso de dúvidas ou reclamações, o Procon Assembleia fica localizado na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro. Mais informações pelo número 4009-4826.