Cotidiano

Confira dicas para escolher o melhor peixe para o consumo

Os peixes têm ácidos graxos, ômega 3, colágenos e são grandes fontes de proteínas

Um dos pratos mais tradicionais do roraimense, principalmente durante a semana santa. O peixe tem uma série de benefícios para quem inclui o alimento na dieta. No prato, os peixes têm ácidos graxos, ômega 3, colágenos e são grandes fontes de proteínas, principalmente para quem também come a sua pele como explica a Flavia Lima Instrutora de gastronomia do Senac, Flavia Lima.

“Cada peixe tem o seu valor nutricional, os peixes de pele têm um alto teor de colágeno, mas só para aqueles que ingerem também a pele do peixe. Então quando você deixa de comer a pele, você deixa de ingerir aquele nutriente que traz os benefícios para o organismo, assim também é com o salmão, que é rico em ômega 3, mas só para aqueles que também comem a sua pele” reforçou.

Para obter todo o valor nutricional que o peixe pode oferecer, também é preciso prestar atenção quando for comprar o produto: a cor, o odor e a textura precisam estar bem vivos para que o peixe esteja apto para o consumo. Confira dicas dadas pela instrutora

Observe os olhos

A coloração dos olhos precisa estar vívida, e não pode estar esbranquiçado ou com limo.

Escamas

As escamas não podem estar saindo por si só. A parte interna das brânquias deve estar brilhante e vermelha, apresentando vasos sanguíneos cheios e fixos e não apresentar mucos como um líquido pastoso.

Textura

Outra dica é pressionar o dedo na carne do peixe que deve estar firme e não afundar. Existem uns peixes que possui uma carne mais sensível como a Matrinchã e o aracu, a carne rapidamente já começa a se deteriorar. Peixes como tambaqui e o filhote tem a carne mais resistente.

Cor

O tom do peixe também pode denunciar se ele está próprio para o consumo. A carne do peixe geralmente é clara, levemente rosada. Ela não pode estar vermelha ou marrom.

Cheiro

O peixe tem um cheiro característico, mas é diferente de odor. Quando o cheiro fica similar com o odor do amoníaco ele já não é tão indicado, por que indica que o peixe já passou do ponto. Peixes de pele tem um cheiro mais forte de escama, já que eles tem uma dieta alimentar diferenciada.

Peixes Secos

Quando você compra o peixe seco ele pode estar salgado, mas não pode ter uma textura dura. Ele serve para ser feito para bolinhos e tortas, mas ele não é indicado para pratos com molho, por que mesmo cozido, o peixe ainda terá a textura de fibras.