Cotidiano

Confira dicas para voltar ao mercado de trabalho pós pandemia

Trabalhadores liberais ou não estão tendo que se adaptar aos novos hábitos

O novo coronavírus já traz impactos não só para a saúde pública, como também para economia mundial. E diante da pandemia, uma das principais preocupações é com o mercado de trabalho e como profissionais e empresas têm que se preparar para a reabertura do comércio, a partir dessa próxima segunda-feiras (20), conforme prevê o plano de reabertura do comércio em Boa Vista.

Muitos trabalhadores perderam o emprego e agora se preparam para retornar ao mercado. Mas para isso, será necessário se atualizar.

O educador financeiro e administrador Kildo Neto separou algumas dicas primordiais para se destacar nas seleções.

Currículo atualizado

Segundo ele, as mudanças vieram para ficar e o quanto antes o profissional fizer os ajustes, menos danos na carreira. Aliás, como toda crise, há oportunidades maiores para os profissionais que saírem na frente.

“Um dos pontos principais é trabalhar alguns pontos no curriculum como: Limpo, objetivo e sem dados pessoais. A apresentação deve  com nome e formação  e os objetivos para os cargos pretendidos. Também é necessário destacar experiências e os cursos que agreguem valor.

Experiências anteriores

Para o especialista, é importante informar as experiências anteriores. “Seria interessante citar os projetos que desenvolveu em empresas anteriores,  citar o que foi feito ou que acrescentou na empresa quando trabalhou. Para quem é estudante e está em busca do seu primeiro emprego é importante mostrar um currículo estudantil com atividades extras, trabalhos voluntários e cursos”, disse.

Novas vagas

É preciso estar atento a novas ferramentas de comunicação e e-commerce que se tornará essencial no pós COVID-19, pois uma parte considerável dos atendimentos se dará na modalidade à distância, mais com atendimento personalizado.

“Então, ainda não temos muitas perspectivas o mercado ainda vai reagir aos poucos e as contratações vão ocorrem em outros setores como: restaurantes, indústria de energia que estão investindo em Roraima. Dificilmente a empresa que tinha 30 funcionários e ficou com 10 voltara a ter os mesmo 30”, comentou.

Publicidade