Cotidiano

Confira quais serviços essenciais vão funcionar neste feriado  

Os nove postos de saúde da capital destinados ao atendimento a paciente com covid-19 permanecem abertos

O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Boa Vista informaram os serviços essenciais que vão ser mantidos durante o aniversário da capital, celebrado nesta quinta-feira (9) e no ponto facultativo da sexta-feira (10).  O expediente segue normalmente nos demais municípios.

Confira como fica o funcionamento dos serviços públicos estaduais:

SESAU

A Secretaria de Saúde informa que nesta quinta-feira, dia 9, aniversário de Boa Vista, não haverá mudanças no funcionamento de alguns prédios de responsabilidade da saúde estadual.

As unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência, como Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente.

A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é outro órgão que manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriado prolongado.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, bem como os setores administrativos, retoma as suas atividades na segunda-feira, dia 13.

A Clínica Médica Especializada Coronel Mota, o Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro e o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) também retornarão com os atendimentos no dia 13.

Com relação ao funcionamento do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), a gerência da unidade informou que abrirá as portas nesta quinta-feira, dia 9 e na sexta-feira, dia 10 até às 12 horas, somente para doadores de plaquetas, previamente agendados. As atividades da unidade só serão retomadas em horário comercial a partir da segunda-feira, 13.

CAER

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que nos dias 09 e 10 de julho não haverá atendimento na loja do Bairro São Pedro, devido ao feriado e ponto facultativo alusivos ao aniversário de Boa Vista.

Neste período, os clientes devem entrar em contato por meio dos canais digitais – Site, Caer mobile, call center, chat e e-mail para atendimento.

O atendimento comercial ocorre via e-mail: [email protected], onde o cliente poderá solicitar diversos serviços. Os serviços do Cadastro Comercial também são feitos pelo e-mail: [email protected].

No site da Companhia, no endereço eletrônico http://www.caer.com.br, o cliente tem acesso também a diversos serviços clicando nos ícones da Agência Virtual ou no Chat com o atendente virtual “Ed”. Para atendimento via chat, basta acessar o site e clicar no avatar localizado no canto inferior do lado direito a página e solicitar os serviços.

O App Caer Mobile é mais uma ferramenta de atendimento, e está disponível para smartphones com sistema Android na Google Play Store e para dispositivos com o sistema iOS na App Store.

Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98404-5313 para tratar de problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h.

Para demais assuntos, a empresa disponibiliza ainda o Call Center: 0800.280.9520, que vai funcionar normalmente, das 8h às 18h e em regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das Estações de tratamento e Estações elevatórias.

CORPO DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informa que vai reforçar o efetivo operacional neste feriado prolongado do dia 9 de julho, em comemoração ao aniversário de Boa Vista, iniciando nesta quinta-feira e indo até o próximo domingo, dia 12.

Serão empregados diariamente 85 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca, salvamento e mergulho.

O serviço funcionará com dois auto tanques da Companhia de Combate a Incêndio, com capacidade para 10 mil litros d’água cada, uma ambulância do Resgate Urbano a Acidentados e uma viatura da Companhia de Busca e Salvamento. Além da viatura do Comandante de Operações da Capital.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Confira como fica o funcionamento dos serviços públicos estaduais:

Neste feriado de 9 de julho, aniversário de Boa Vista, a prefeitura irá abrir os nove postos de saúde exclusivos para atendimento de pacientes com suspeita ou com covid-19.

Na sexta-feira (10), que será ponto facultativo, os serviços da Secretaria Municipal de Saúde funcionarão normalmente, com a abertura dos 33 postos de saúde, até meia noite.

Já no sábado (11), das 8h às 13h irão abrir as unidades Olenka Macellaro – na avenida Mário Homem Melo, nº 5075 – Caimbé; Mariano de Andrade – na avenida Deco Fonteles, nº 264 – Caranã; Aygara Motta – na R. J, nº 256 – Cidade Satélite, e Délio Tupinambá  – na avenida Belo Horizonte, nº 178 – Nova Cidade. 

No domingo, os postos de saúde não funcionam.

A medida é para garantir atendimento primário de pacientes com qualquer problema de saúde. Cabe reforçar que atendimento emergencial é feito apenas no HGR. A mudança no funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde durante o ponto facultativo está no Decreto 150/E, publicado no Diário Oficial do Município 5027.

Durante o feriado prolongado, serão mantidos ainda os serviços essenciais de coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Central de Atendimento 156.

O QUE VAI FUNCIONAR NESTA QUINTA-FEIRA (09):

As 9 UBS’s exclusivas para covid-19.

Veja os horários:

Das 8h às 18h – UBS – Hospital de Campanha – 13 de setembro

Das 8h às 20h – UBSs – Silvio Botelho (Paraviana), São Vicente, Lupércio (Pintolandia) e Equatorial

Das 8h até meia noite – UBS´s Olenka Macellaro (Caimbé), Ayagra Motta (Cidade Satélite), Mariano de Andrade (Caranã) e Délio Tupinambá (Nova Cidade)

O QUE VAI FUNCIONAR NA SEXTA-FEIRA (10):

Todas as 33 ubs’s da cidade estarão abertas

TRANSPORTE PÚBLICO

Quinta-feira, 9: Ônibus – 50% frota

– Táxi lotação – funcionarão das 8h às 12h

Sexta-feira, 10:

– Ônibus – 50% frota

Sábado, 11:

– Ônibus – 50% frota

– Táxis-lotação funcionarão das 6h às 14h.

Domingo, 28:

Táxis-lotação vai circular das 8h às 12h e os ônibus circularão com 50% da frota.