Cotidiano

Conflitos fazem indígenas saírem de comunidade para viverem nas ruas de BV

Funai afirma que tem levado indígenas de volta às comunidades, mas duas famílias permaneceram

A presença de indígenas transitando pelas ruas de Boa Vista não é uma novidade. A questão é que, em muitos casos, além de estarem em situação de vulnerabilidade, estes indígenas estão expostos e podem sofrer e representar riscos para outras pessoas. 

Nesta terça-feira (10), vídeos flagraram indígenas no meio da rua, correndo entre os carros e quase sendo atropeladas, ou podendo causar acidentes de trânsito

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que acompanha o caso, por meio da Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Yekuana.

Segundo a fundação, trata-se de duas famílias Yanomami, sub grupo Yawari, caracterizados como “indígenas de recente contato”, que passaram a residir fora da Terra Indígena devido a conflitos com outros grupos Yanomami.

A fundação informou que recentemente realizou uma ação para promover o retorno à Terra Indígena Yanomami de um grupo com aproximadamente 50 indígenas, mas estas duas famílias permaneceram na capital. 

“Na ação foram disponibilizados, pela fundação e demais parceiros, gêneros alimentícios e itens de higiene pessoal, além de três veículos, um micro-ônibus e combustível para efetivar o deslocamento do grupo à área indígena”, informou a Funai, em nota. 

Articulação

Para solucionar este problema social, a Funai disse que tem buscado uma articulação com órgãos governamentais e associações indígenas, para promover a conscientização dos indígenas sobre os risco do uso abusivo de álcool, e mitigar a situação de vulnerabilidade social dessas famílias.