Cotidiano

Construção do Linhão de Tucuruí tem novo calendário

O diretor técnico da Transnorte Energia S.A., Raul Ferreira, informou à FolhaBV que o processo está parado devido a pandemia, mas as obras continuam proibidas pelo índios waimiri-atroari

Conforme informou a Parabólica dessa segunda-feira (7), que o ministro das Minas e Energia, almirante da reserva Bento Albuquerque, entregou a parlamentares da bancada federal de Roraima um novo calendário sobre a construção do Linhão de Tucuruí. Agora, o início efetivo da obra está previsto para o começo de 2021, com prazo previsto de conclusão para o final de 2023.

Ainda de acordo com a publicação, restam duas pendências para que esse calendário seja cumprido: a efetiva concordância dos índios Waimiri-Atroari, embora uma parcela do governo federal diga que esta concordância não precisa ser tácita, e o reajuste dos valores da obra, exigido pelo consórcio ganhador do leilão de 2011, que depende da concordância do próprio governo federal.

Sobre essa questão que envolve as obras do Linhão de Tucuruí, o diretor técnico da Transnorte Energia S.A. (TNE), Raul Ferreira, informou à FolhaBV que o processo está parado, desde quando começou a pandemia. “Estamos aguardando passar esse período, para que se possa voltar a ter contato com os índios waimiry-atroari, pois está tudo proibido de acontecer na terra indígena, inclusive tem uma farta documentação da Funai proibindo acesso a terra indigena”, contou.

“Essa situação está em análise na Aneel, que se pronunciou por meio de um despacho, dizendo que tudo isso só vai voltar a ter uma definição de instalação após conversar com os índios, o que dependerá obviamente do posicionamento dos waimiri-atroari”, completou o diretor técnico.

LINHÃO

O Linhão de Tucuruí, que ligará Manaus a Boa Vista, prevê a interligação de Roraima ao Sistema Nacional (SIN), o que faria o Brasil deixar de gastar cerca de R$ 1,2 bilhão ao ano com óleo diesel, que sustenta as termelétricas no Estado.

Em março deste ano, durante visita do presidente Jair Bolsonaro a Roraima, após parada técnica de voo que seguia para Miami, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que também estava presente ao evento, previu que as obras de início para o Linhão de Tucuruí seriam iniciadas em maio deste ano, o que não ocorreu devido a pandemia do coronavírus.