Cotidiano

Construções irregulares devem ser retiradas em feira

Feirantes que não cumprirem a determinação estão sujeitos a suspensão temporária das atividades e multa

Lonas, tendas ou qualquer outra estrutura anexa que não faça parte da construção original da Feira do Produtor, no bairro São Vicente, deve ser retirada até esta segunda-feira (3), conforme a portaria nº 115 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 30.

O feirante que não cumprir a ordem está sujeito a pena de suspensão temporária das atividades por 15 dias e multa que varia entre R$ 250 e R$ 500. Caso a retirada dos anexos irregulares provoque danos ao patrimônio físico da Feira, o trabalhador deverá reparar os danos na área, após devidamente notificado, também no prazo de 15 dias úteis, sob pena de suspensão das atividades ou cassação definitiva da permissão.

Conforme o titular da SEAPA, Emerson Baú, a pasta tem feito o cadastro e levantamento de dados dos produtores, além da verificação das condições de trabalho na Feira. A intenção da medida seria reorganizar a área.

“A ideia é a gente resgatar esse espaço da Feira do Produtor, transformar em um prazer das pessoas irem no final ou durante a semana. Voltar a ser uma referência de produtos da agricultura familiar e de outros, porque a Feira acabou perdendo um pouco disso e o nosso trabalho é fazer esse resgate”, disse Baú.

Ainda de acordo com o secretário, outra mudança foi a fixação do horário para carga e descarga de caminhões das 5h à 8h da manhã, quando não há fluxo de consumidores, para assim, evitar possíveis incidentes.

“A gente vai fazer um trabalho de melhoria das instalações e algumas pequenas mudanças, onde vamos realocar alguns dos feirantes e com isso, teremos um melhor grau de mobilidade tanto pra eles quanto para o consumidor”, destaca.

A reforma no espaço será custeada por emenda parlamentar do deputado Hiran Gonçalves, segundo Baú.