Cotidiano

Consumidor poderá denunciar irregularidades por aplicativo

Aplicativo desenvolvido pelo Procon Estadual irá garantir os direitos do consumidor

Agora o consumidor roraimense poderá ter sempre à mão uma ferramenta para orientá-lo e defendê-lo sobre os seus direitos. É o novo aplicativo do Procon do Estado de Roraima que será lançado na sede do MPRR (Ministério Público Estadual de Roraima), na segunda-feira, 16, às 9 horas.

O lançamento do novo sistema faz parte da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e será apresentado ao Conselho Estadual do Consumidor.

O diretor do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, disse que o aplicativo irá agilizar os procedimentos de denúncia, sendo um forte aliado dos consumidores na garantia dos seus direitos.

“A partir de agora, o consumidor que chegar a um estabelecimento comercial e identificar alguma irregularidade poderá fazer a denúncia de forma virtual por meio do aplicativo, facilitando nosso trabalho de fiscalização”, destacou.

Coutinho ressaltou que o consumidor será como um fiscal, que irá ajudar nos trabalhos do Procon para identificar as irregularidades cometidas pelas empresas.

“É importante que o consumidor tenha o acesso ao aplicativo. Além de garantir os direitos do consumidor, a ferramenta servirá como parâmetro para que as empresas trabalhem de forma legal”, frisou.

Além de formalizar uma denúncia pelo aplicativo, Coutinho adiantou que a plataforma digital também servirá de canal informativo. “Assim que o consumidor tiver acesso ao aplicativo, poderá ter acesso aos recursos de informações sobre seus direitos em diversas áreas em que o comercio atua, o que vai permitir uma visão clara sobre as irregularidades cometidas”, explicou.

COMO DENUNCIAR – Coutinho explicou que, para denunciar, o consumidor precisa ter um aparelho celular compatível com o sistemas iOS e Android e baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play e na App Store.

“O sistema irá permitir o envio de fotos e vídeos, que podem embasar a queixa do consumidor. Assim que chegar aos nossos terminais de atendimento, analisamos a denúncia e, posteriormente, vamos in loco verificar a reclamação”, esclareceu. 

O aplicativo do Procon Estadual estará disponível para uso do consumidor em um prazo de 60 dias, após o lançamento. Enquanto o sistema não for liberado, o consumidor pode formalizar sua denúncia por meio dos telefones (95) 99172-4008 e (95) 99176-0022.

Pode também ir até a sede do Procon, que fica que fica na avenida Getúlio Vargas, n° 8021, São Vicente. O atendimento ao público ocorre das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.