Cotidiano

Consumidores tem nova opção para renegociar dívidas

O consumidor.com é uma plataforma criada pelo Governo Federal para possibilitar um contato direto entre consumidores e empresas

Os consumidores tem nova opção para renegociar dívidas. O consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito criado pelo Governo Federal que permite o diálogo direto entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.

O consumidor possibilita um contato direto entre consumidores e empresas. Ele não constitui um procedimento administrativo e não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor.

Sendo assim, a utilização desse serviço pelos consumidores se dá sem prejuízo ao atendimento realizado pelos canais tradicionais de atendimento do estado promovidos pelos Procons Estaduais e Municipais, Defensorias Públicas, Ministério Público e Juizados Especiais Cíveis.

Segundo o coordenador do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, os consumidores que tiverem dificuldade em acessar o sistema podem buscar o órgão para ter auxílio.

“O Procon Estadual é responsável por encaminhar o consumidor e receber essas demandas e fazer essa negociação pelo consumidor.gov. Pelos procons é mais rápido fazer isso . Como o Procon Estadual tem acesso ao consumidor.gov, vamos iniciar essa ação para aquelas pessoas que queiram renegociar as suas dívidas”, afirmou Coutinho.

O horário de funcionamento do Procon Estadual é de segunda à sexta-feira das 7:30 às 13:30, na avenida Getúlio Vargas, 8021, São Vicente, no prédio da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.