Cotidiano

Consumo de frutas e verduras em Roraima é menor que 10%

Percentual é um dos menores da região Norte e menor que a média nacional, em torno de 13%

A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a maioria dos brasileiros não consome a quantidade recomendada de frutas e hortaliças. Em Roraima, por exemplo, apenas 8,6% da população disse ter consumido, pelo menos, 25 vezes por semana a quantidade mínima de frutas e verduras.

A pesquisa revela que o percentual é um dos menores da região Norte. A média nacional aponta que apenas 13% dos brasileiros faz o consumo adequado de frutas e hortaliças.

A preocupação dos especialistas da área de saúde com relação a esse dado ocorre porque a alimentação adequada e saudável é um dos fatores fundamentais para manter a população longe de doenças crônicas. E alguns dos alimentos que são considerados essenciais para os padrões saudáveis são as frutas, hortaliças, feijão e alimentos minimamente processados.

A professora de Nutrição da Estácio da Amazônia, Pamella Freitas Nascimento, explica que o consumo de frutas e hortaliças é importante, uma vez que “são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras”. Por essa razão, a nutricionista orienta que o consumo deve ser em todas as refeições. “Eles contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças”, reforça.

Por outro lado, se não há o consumo adequado, consequentemente a pessoa está correndo o risco de sofrer com alguns problemas de saúde. “Desde constipação, cáries, deficiência de vitaminas e minerais e pode levar ao surgimento de doenças como: diabetes, hipertensão, obesidade, hipercolesterolemia”, alerta.

Outra sugestão da professora é que se dê preferência por consumir frutas e hortaliças in natura. “Ou seja, dando preferência sempre a consumir as frutas ao invés de suco”, orienta, lembrando que a recomendação é para consumir de 3 a 5 porções de frutas e verduras por dia. Outro alimento fundamental para o organismo é o feijão.

Na pesquisa do IBGE, 68,3% da população brasileira afirmou ter consumido feijão regularmente. Em Roraima, esse dado é mais baixo: menos da metade da população disse ter consumido o alimento de forma regular. Os benefícios do feijão para a saúde vão desde o combate a anemia, como reduz o colesterol, combate a diabetes e evita a prisão de ventre.