Cotidiano

Conto que fala de amor à Roraima será publicado em revista

Eli Macuxi é autora do poema ‘Canto do canto e solto a voz do centro de um coração roraimado’

Em 15 de janeiro de 2021 a Revista Subversa publicará uma edição digital especial com textos inéditos de alguns dos escritores indicados na edição do ano passado do Projeto Julho Literário, incluindo o poema ‘Canto do canto e solto a voz do centro de um coração roraimado’ da escritora Eli Macuxi. 

O Julho Literário é uma ação de incentivo à leitura, criada pelo escritor Dan Porto, tendo contemplado a indicação de vinte autoras e autores contemporâneos e independentes, de onze estados do Brasil – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Roraima, Acre, Piauí e Pará.

“Dan Porto escolheu um poema do meu blog para esse projeto e em seguida teve esse desdobramento, a minha participação foi muito bacana por que ocorreu em um momento em que estava organizando a Mostra Céu Aberto, em parceria com a Marcela Bonfim de Rondônia, e fizemos uma composição com fotógrafos de Roraima e lançada em Porto Velho” explicou.

Segundo a escritora, esse trabalho inspirou a prosa poética divulgada no projeto (Foto: Arquivo Pessoal)

“É uma prosa poética que faz uma declaração de amor à Roraima e a Boa Vista, evoca imagens de Roraima, e fala de um amor de alguém que saiu de um grande centro como é São Paulo, e está em lugar que é considerado um ‘canto’ no país, mas que desse canto, ‘canta de amor’, por esse lugar e entende que esse lugar é o centro da vida” explicou Eli. 

PROJETO LITERÁRIO

A Subversa é uma revista literária especializada no eixo Brasil-Portugal, fundada em agosto de 2014. O objetivo da revista é estimular a produção de literatura, a leitura e a comunicação entre autores contemporâneos portugueses e brasileiros. A publicação na Subversa envolve a divulgação e o estímulo artístico, e privilegia a abertura de espaços para que todos possam pleitear a publicação.

“Queríamos descobrir artistas atuais e indicar seus trabalhos, incentivar a leitura dos contemporâneos e daqueles à margem das grandes editoras. Conseguimos isso na edição 2020 do Julho Literário. Mas agora fomos além, a Subversa nos acolheu com essa ideia de editar, em caráter especial, uma seleção dos escritores indicados. O que vem depois não sabemos, mas o projeto rompeu todas as expectativas e metas traçadas até então. Estamos muito felizes com a edição, com o apoio da revista e a participação de todos os artistas”, conta Dan Porto, organizador da edição, ao lado das próprias editoras da revista.

Textos inéditos das autoras e dos autores a seguir (contos e poemas):

Alvaro Posselt – PR; Danilo Mendonça Martinho – SP; Rodolfo Minari – SP/AC; Thassio Ferreira e Felipe Fleury – RJ; Elimacuxi – RR; Ângela Vilma – BA; Fernanda Paz – PI; Pedro Belo Clara – Lisboa.

Entrevistas com: Ângela Vilma, professora e escritora baiana, e Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmios Leya (2018), Jabuti e Oceanos (2020).

Capa sobre desenho de: Americo Joaquim.

Organização: Dan Porto e Subversa.