Cotidiano

Contribuintes reclamam de aumento na taxa de IPTU em Boa Vista

Contribuintes perceberam que o IPTU sofreu aumento de até 60% em alguns imóveis

O pagamento das taxas do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) deve ser feito até o dia 30 de julho. No entanto, contribuintes que acessaram o site da Prefeitura de Boa Vista para imprimir a taxa, perceberam que o IPTU sofreu aumento de até 60% em alguns imóveis.

Uma dessas contribuintes é a mãe da jornalista Rebeca Lopes, que informou à FolhaBV que o valor vem aumentando desde o ano de 2018, e de acordo com ela, os motivos não estão claros.

“Ano passado minha mãe pagou R$ 579,00 e este ano o valor cobrado é de R$ 922,00, um aumento significativo e que não foi esclarecido pelo município, tendo em vista que o boleto deixou de disponibilizar informações referentes aos imóveis como o tamanho por metro quadrado. Então fica difícil saber como está sendo feito esse cálculo”, disse.

Rebeca disse ainda, que o próprio site da prefeitura, que antes trazia informações dos pagamentos de anos anteriores, deixou de fornecer esses dados.

“Entrei em contato por telefone com a Secretaria Municipal de Finanças, e os atendentes não souberam informar os motivos do aumento e me orientaram a entrar com um requerimento solicitando informações referentes ao cálculo do imposto”, ressaltou Rebeca.

OUTRO LADO – A FolhaBV procurou a Prefeitura de Boa Vista para saber como é feito o cálculo do IPTU e sobre a falta de informações no site. Por meio de nota a Secretaria Municipal de Economia Planejamento e Finanças informa que quem achar necessário buscar informações relacionadas às cobranças, pode entrar em contato com a secretaria, que nesse período de pandemia, está com atendimentos via internet ou por telefone.

 A nota diz ainda, que os pedidos de informações e solicitações podem ser feitos pelo telefone: (95) 3621-1667 e no e-mail [email protected]

Além desses canais, a secretaria também está fazendo atendimento via WhatsApp e Telegram, disponibilizando uma conta comercial para receber as demandas do Balcão de Atendimento da SEPF, por meio do número: (095) 98411-5841.

A prefeitura informou ainda que oferece, no site oficial, os serviços de emissão de taxas de recolhimento de entulhos e galhadas, IPTU, Taxa de Coleta Lixo, certidões, alvarás, notas fiscais e outros. Os contribuintes devem acessar o link da secretaria (https://boavista.saatri.com.br) disponibilizada na home da página.