Cotidiano

Coordenador regional da Funai toma posse e entrega veículos a Roraima

Presidente da Fundação esteve na solenidade e realizou a entrega de veículos durante visita ao Estado

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Marcelo Xavier esteve cumprindo agenda em Roraima nesta quinta e sexta-feira (05 e 06). Além da visita, o novo coordenador regional da Fundação no Estado, Osmar Tavares de Melo tomou posse do cargo. 

As atividades do presidente iniciou na quinta-feira, 05, com a posse do novo coordenador regional da Funai em Roraima Osmar Tavares de Melo. A solenidade ocorreu no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal e contou com a presença de diversas autoridades convidadas.  

“Hoje toma posse como novo chefe da Coordenação Regional da Funai em Roraima o delegado Osmar Tavares, que teve uma grande trajetória na Polícia Federal e nos dá agora o enorme privilégio de tê-lo como coordenador da Funai”, destacou o presidiente Marcelo Xavier em sua fala durante o evento. “O capitão Lari Gomes deixa o cargo para assumir outro desafio no Sul da Bahia, após realizar um exímio trabalho aqui no estado. Tenho absoluta certeza de que a Coordenação Regional da Funai em Roraima continuará em excelentes mãos”, acrescentou.

Durante seu discurso de posse, Osmar Tavares de Melo agradeceu a oportunidade de compor a equipe de coordenadores da fundação e destacou a parceria com as forças de segurança públicas locais. “Quero muito agradecer a confiança depositada em mim pelo presidente Marcelo Xavier para chefiar a Coordenação Regional da Funai em Roraima. Agradeço também o apoio e a parceria da Polícia Federal e de todos os órgãos de segurança do estado”, ressaltou Melo, que recebeu das mãos do presidente da Funai um exemplar do novo livro institucional do órgão.

Já na sexta-feira, 05, Xavier visitou a sede da Coordenação Regional (CR) do Estado, que é uma unidade descentralizada da Funai em Boa Vista e realizou a entrega simbólica de cinco novos veículos oficiais do órgão. 

As cinco caminhonetes modelo L200 Triton, da Mitshubishi, foram adquiridas com recursos próprios da Funai e recebidas pelo novo coordenador da CR Roraima, Osmar Tavares, que serão utilizados para a locomoção dos servidores da Funai às comunidades a fim de realizar diversas atividades de campo, tais como ações fiscalização e monitoramento territorial, iniciativas de promoção da cidadania e dos direitos sociais dos indígenas e suporte a projetos de etnodesenvolvimento nas comunidades. 

Além disso, as caminhonetes serão empregadas também na distribuição de cestas de alimentos a famílias indígenas em situação de vulnerabilidade, bem como na prestação de orientações às comunidades e no acompanhamento de serviços de atenção à saúde indígena, tendo a vista a atual situação da pandemia. 

O presidente acompanhou a inauguração da Galeria de Ex-Coordenadores da CR Roraima, que contou com participação do antigo coordenador da Funai no estado e atual chefe da CR Sul da Bahia, Larí Gomes, cuja foto foi a primeira a compor a galeria. 

Na ocasião, foi inaugurada ainda uma sala de reunião e videoconferência que leva o nome de Larí Gomes, em homenagem aos serviços prestados em Roraima pelo antigo coordenador. Um galpão que já existia e abriga viaturas da Funai também passou a levar o nome do ex-chefe da unidade.


Durante a visita foram entregues cinco veículos modelo  L200 Triton. (Foto: Divulgação)