Cotidiano

Corpos amontoados esperam por serviços de empresas funerárias

Boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) registrou 16 óbitos

Uma imagem enviada à Folha de Boa Vista mostra pacientes que vieram a óbito por covid-19, no Hospital Geral de Roraima (HGR), a espera do serviço de empresas funerárias. Os corpos estão em macas do hospital, um deles por cima do outro. O último boletim epidemiológico divulgado ontem, 25, registrou 16 mortes, totalizando 102 óbitos no Estado. Desses, 95 foram registrados no mês de maio e seis óbitos foram registrados no mês de abril.

De acordo com a direção do HGR, existe um protocolo sobre como proceder com o manejo de corpos, em caso de óbito por coronavírus (Covid-19), que devem ser seguidos pela unidade hospitalar e pelas empresas funerárias.

“Desta forma, a partir do momento em que é registrado o óbito por COVID-19, os familiares são informados para que providenciem o enterro. Ao HGR cabe fazer o manejo do corpo, para que a funerária faça a retirada, de acordo com as medidas de segurança, estabelecidas pelo MS, evitando qualquer tipo de conduta inadequada”, informou a diretoria da unidade.

A direção esclarece que o manejo de corpos é feito no próprio leito, onde o paciente veio a óbito, e após o procedimento é levado ao necrotério, até que a funerária faça a retirada do corpo, já manejado (envolto na proteção estabelecida), para o enterro. “Ou seja, o protocolo está sendo respeitado no Hospital, atendendo ao Procedimento Operacional Padrão (POP)”, completou a nota.

“É importante ressaltar que no último fim de semana houve um registro maior no número de óbitos e, desta forma, o HGR precisou aguardar as famílias concluírem o contato com as funerárias para realizar o serviço de retirada. No entanto o processo já foi concluído e os corpos retirados da unidade”, finalizou a direção.

ÓBITOS

Dos 102 óbitos por coronavírus (Covid-19) em Roraima, três são em Alto Alegre, dois em Amajarí, 83 no município de Boa Vista, 02 no Bonfim, 02 no Cantá, 01 em Caroebe, 01 em Iracema, 01 em Mucajaí, 02 em Pacaraima, 03 em Rorainópolis, 01 em São Luís.

Entre os óbitos,  37 eram mulheres representando 36,3% das mortes e 65 eram homens referente a 63,7%.