Cotidiano

Correios encerra contrato com BB e fecha Bancos Postais nas agências

Os usuários reclamaram que já não puderam fazer depósitos nem pagamentos nas agências postais, fato negado pelos Correios

O contrato de funcionamento do Banco Postal, firmado entre os Correios e o Banco do Brasil, encerrou neste domingo, dia 15, e deixou os usuários sem atendimento no Brasil e em Roraima nos postos de atendimentos disponíveis na Capital. 

O gerente de loja Walter Amorim, morador do Pintolândia e usuário do Banco Postal dos Correios, afirmou que a empresa deixou os usuários sem atendimento.

“Os Correios fecharam o atendimento do Banco Postal e não deram satisfação aos usuários. Apenas colocaram um aviso dizendo que o Banco Postal iria sair e que não teriam mais este serviço na agência”, disse. “Perguntamos se iriam colocar outro banco para atender e eles disseram que não têm pretensão de colocar outro banco e não sabem se há previsão de recomeçar o atendimento”, afirmou. 

Amorim também questionou o fato de o aviso informar que o Banco Postal iria funcionar até esta segunda-feira, dia 16, mas que encerrou os trabalhos na sexta-feira, dia 13.   

“Quando chegamos na segunda-feira o banco não tinha mais sistema e não fazia mais pagamentos e nem depósitos”, afirmou. “Agora temos que nos deslocar até o Centro da cidade para fazer alguns pagamentos que só são feitos no Banco do Brasil e que não se pode fazer nas lotéricas”, reclamou.

Sobre a denúncia, a assessoria de imprensa dos Correios em Roraima confirmou o fim do contrato, mas informou que vai disponibilizar os serviços por mais três meses, período em que os usuários ainda serão atendidos. 

“Até que se conclua a desmobilização da prestação do serviço, os Correios continuarão disponibilizando atendimento básico de saques, depósitos, consultas e recebimento de contas em parceria com o banco por um período de três meses, podendo ser prorrogado por igual período, em localidades específicas”, diz a nota, sem, no entanto, especificar estas localidades em que o contrato possa ser prorrogado. 

Em Roraima foram afetadas 12 agências dos Correios com Banco Postal, sendo sete agências no interior do estado: São Luís, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Uiramutã e Normandia, além de mais cinco agências na Capital.

A assessoria de imprensa não informou à Folha se os Correios estão fazendo parceria com outra instituição bancaria para reabrir os bancos postais ou se há previsão de quando os bancos postais serão reabertos em Roraima.

 (R.R)