Cotidiano

Correnteza naufraga barco que levava deputada

Um incidente com a embarcação que conduzia a deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania) e sua equipe deixou o meio político em polvorosa nesta sexta-feira, 14. A embarcação que ela navegava afundou no Rio Branco, no município de Caracaraí, Centro-Sul do Estado. 

Segundo informou a Superintendência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Roraima (Supcom ALE-RR), a deputada estava no município em razão de atividades parlamentares na comunidade de Caicubi, na região. Ainda de acordo com a nota da ALE, Lenir estava se deslocando em uma embarcação devidamente registrada para a região do Baixo Rio Branco quando ocorreu o naufrágio, em razão do mau tempo na localidade.

“A Supcom Ale esclarece que, apesar de populares afirmarem em grupos de WhatsApp que havia muita bagagem no barco, eram itens leves e dentro do previsto para transporte na referida embarcação”, ressaltou.

A nota afirmou ainda que a deputada retornou para a capital juntamente com sua equipe e que, após passarem por atendimento médico, estão todos bem.

A Folha tentou contato telefônico com a deputada, mas a ligação não completava. Em contato com um familiar, fomos informados que ela havia perdido o celular no acidente, que estava em casa se recuperando do susto, mas que por enquanto não iria atender a imprensa. 

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou em nota que não foi acionado para atender a ocorrência envolvendo a embarcação em Caracaraí, mas que deslocou uma guarnição para verificar o ocorrido. “Quando chegamos ao local, verificamos que os ocupantes da embarcação já estavam fora d’água e fora de risco. Todos os ocupantes estavam com colete salva-vidas no momento do ocorrido e foram resgatados, segundo informações dos populares, por outros barqueiros”, diz a nota.

Sobre esse tipo de acidente os Bombeiros pedem que os barqueiros atentem para a restrição das embarcações. “A limitação em relação ao peso e a quantidade de pessoas transportadas deve ser respeitada, assim como a utilização de coletes salva-vidas por todos os ocupantes das embarcações. Outro ponto importante é a potência do motor de popa das embarcações. Os barqueiros devem atentar para a força da correnteza que se intensifica com o aumento do nível dos rios em Roraima”. (R.R)