Cotidiano

Covid-19 avança entre detentos e casos sobem de 27 para 42

Além disso, ainda existem 86 detentos em tratamento para outras doenças

Em apenas quatro dias, o número de detentos infectados pelo novo Coronavírus subiu de 27 para 42, informou a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) a pedido da FolhaBV. Além disso, o sistema prisional de Roraima já conta com duas mortes.

Até o último dia 5, o levantamento apontava que a maior parte dos casos estava concentrada na Cadeia Pública Masculina, com 22 positivos e 26 em isolamento. Já na Feminina, apenas uma estava confirmada e outras 10 em suspeita.

Apenas dois foram positivados na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), uma confirmação e seis isolados. A atualização desta sexta-feira (8) solicitada pela reportagem, não detalhou a distribuição dos casos.

MORTES – As duas mortes de detentos pela Covid-19 aconteceram nos dias 2 e 6 de maio. As vítimas eram E.J, de 56 anos, e U.S, de 64 anos, respectivamente.

O primeiro, que cumpria pena na PAMC, foi internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia 29 de abril com quadro de dispneia (falta de ar) e saturação do oxigênio de 88%. Ele não possuía comorbidade associada.

A segunda vítima era detento da Cadeia Pública e possuia histórico de problemas de saúde pré-existentes, além de ser ex-fumante de tabaco. Ele portava doença arterial coronariana crônica, colesterol misto, hipertensão e em 2014 foi submetido a um cateterismo cardíaco, devido a um quadro de angina instável.

De acordo com a pasta, desde o início da pandemia estão sendo adotados protocolos de prevenção, como visitas e atividades externas suspensas e a distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores do sistema e aos agentes penitenciários.

OUTRAS DOENÇAS – A pandemia do novo Coronavírus não é a única preocupação no sistema prisional roraimense, que no início do ano ganhou destaque na mídia nacional com um surto de doenças de pele entre os detentos da PAMC.

Ainda segundo a Sejuc, existem 86 detentos em tratamento para outras doenças. São 44 presidiários em tratamento por tuberculose, 18 por HIV, um por doença respiratória (Asma), cinco por sífilis e 18 por hipertensão.

SERVIDORES – A infecção por Covid-19 também foi confirmada entre 42 agentes penitenciários. A Secretaria informou que os servidores estão afastados para recuperação.