Cotidiano

Cresce área plantada de algodão no Estado de Roraima

Expectativa é de aumentar ainda mais a área plantada para 2020, segundo produtores na Agroshow

Um atrativo a mais para quem busca entender como funciona o agronegócio no Estado, produtores e estudantes participaram nesta sexta-feira, 6, da palestra sobre as Potencialidades da cultura do algodão em Roraima, na Feira Agropecuária AgroShow.

A palestra foi ministrada pelo produtor rural Afrânio Vebber e o engenheiro Agrônomo Matheus Vebber, que expuseram aos participantes todo processo de cultivo e colheita do algodão, inclusive técnicas para aplicação de defensivos para o combate a pragas.

De acordo com os dados da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) Roraima teve uma evolução em ralação a áreas do plantio de algodão. Em 2017 foram plantados 4.800 hectares e no ano seguinte a área plantada subiu para 6.000 hectares. A expectativa para 2019 é de que a área suba ainda mais, fechando um total de 7.175 hectares.

De acordo com Afrânio Vebber, o Governo, juntamente com as instituições federais têm contribuído para que a produção da cultura de algodão se desenvolva no Estado de Roraima.

“Esse é um evento muito importante, e aqui temos a oportunidade de abordar todas as potencialidades do Estado. Nós plantamos soja, milho, capim, feijão e o algodão é mais uma. Acredito que todas as propriedades devem produzir um pouco de cada cultura. O Governo e o Ministério da Agricultura estão fazendo o possível para que o setor se desenvolva “, disse.

Na 4ª safra, de 1.000 hectares de algodão tipo pluma, o rendimento por hectare pode alcançar até três vezes mais o hectare plantado de soja, porém os custos para o cultivo são mais elevados.

Na balança comercial, o algodão está sendo comercializado para vários países, conforme explicou Afrânio.

“Nós temos o mercado nacional, mas fizemos exportação também, que inicia pela Venezuela. O Brasil comercializa algodão para China, Índia, Bangladesh. São vários países que têm nos procurado”, destacou.

OUTRAS PALESTRAS – Considerada uma das características essenciais para a promoção de mudanças e avanços nos diversos setores que movem a economia como o campo das pesquisas e tecnologia, a liderança também está presente no agronegócio e não poderia ser deixada de fora da Roraima AgroShow.

Diversas palestras foram ofertadas, entre elas, a de “Liderança no agronegócio: transformando desafios em oportunidades”, realizada na manhã desta sexta-feira, 06, no Parque de Exposições Dandãezinho.

Representante do Estado de Roraima na edição 2019 do CNA Jovem Nacional e um dos responsáveis por ministrar a palestra, Eduardo Medeiros fez uma explanação sobre o tema “A ideia é despertar as pessoas para buscar serem líderes e representar os setores em diversas categorias, seja na universidade, em uma empresa ou na administração pública”.

Rota do agronegócio leva visitantes para conhecerem o mundo rural


Seapa, Seplan, Femarh, Iteraima, Aderr e DesenvolveRR se unem na Rota do Agronegócio, espaço onde o agricultor pode esclarecer dúvidas sobre o setor (Foto: Fernando Oliveira)

As famílias que visitam o local ainda têm a oportunidade de ver os animais expostos na Fazendinha Agro em Campo, além de peixes em um tanque de psicultura

Uma das estruturas do Governo do Estado na Roraima Agroshow é a “Rota do Agronegócio”. Neste espaço, toda as pastas que trabalham junto ao setor produtivo, seja ele indígena, familiar ou empresarial, estão juntas para atender ao homem do campo com esclarecimentos e orientações sobre assistência técnica, regularização fundiária e ambiental, defesa agropecuária e financiamentos.

Localizada logo na entrada do Parque de Exposições Dandãezinho, a Rota do Agronegócio inicia na Fazendinha Agro em Campo, um espaço onde os visitantes registram a presença e seguem a “Rota”, passando por todos os espaços. “Logo no início reservamos esse espaço para as famílias, onde as crianças podem se divertir e conhecer um pouco mais sobre os animais expostos”, disse o titular da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Emerson Baú.