Cotidiano

Cresce o número de empregos no setor de turismo

Os setores de hotelaria e alimentação foram os que registraram maior número de contratações, com 95 novos postos de trabalho

RODRIGO SANTANA 

Editoria de cidades

A busca por emprego tem sido um grande desafio para muitos brasileiros e aqui em Roraima não tem sido diferente. Mas segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aos poucos esse cenário vem mudando, principalmente em se tratado do setor de turismo, que registrou um aumento no número de postos de trabalho no estado.

Conforme o levantamento da CNC, em 2018, o setor de turismo teve um saldo negativo, entre janeiro a julho, com oito demissões de pessoas. Já em 2019, no mesmo período, houve um crescimento expressivo, quando foram contabilizados 95 novos postos de trabalho.

O economista da Federação do Comércio de Bens, serviços e Turismo de Roraima (Fecomercio), Fábio Martinez, informou que os setores de hotelaria e alimentação foram os que registraram maior número de contratações.

“Esses dois segmentos tiveram um salto positivo de contratação esse ano. Percebemos que surgiram novos investimentos de empresários no setor, que abriram mais postos de trabalho”, explicou.

Martinez citou o caso da pousada do Sesc, na serra do Tepequém, município do Amajarí, que contribuiu também para o aumento das constatações do setor hoteleiro, após uma grande reforma que foi feita no local.

“Sem dúvidas, a ampliação da pousada do Sesc permitiu que novas vagas de trabalho fossem abertas através dos investimentos no turismo. Ainda conseguimos obter bons resultados aqui no estado”, afirmou.

Ele lembrou que o processo de empregabilidade ocorre de maneira gradativa no setor. Inclusive, o economista lembra que em 2014 foi o ano em que houve uma grande queda no número de empregos, e que de 2018 para 2019, a situação vem mudando. 

“Sabemos que o país ainda vem enfrentando um período difícil quanto a questão do desemprego, mas aos poucos alguns segmentos, como é o caso de turismo, têm se mostrado fortes, melhorando os índices de contratações de pessoas”, ressaltou.

Outro setor que teve destaque foi o de transporte de passageiros. Em junho deste ano foram 15 novas contratações efetivadas, pelo aumento da demanda do serviço das empresas.

“De certa forma, o fluxo migratório tem contribuído para que o setor de transporte de passageiros amplie a quantidade de funcionários. Como aumentou a demanda de passageiros na rodoviária, as empresas tiveram que contratar mais gente”, acrescentou.

Empresário afirma que pode fazer novas contratações

Empresário afirma que com a alta temporada vai aumentar movimento (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Apesar da instabilidade econômica no país, o segmento de hotelaria e alimentação vem ampliando ainda mais os investimentos aqui em Roraima. Como estamos nos últimos três meses do ano, é possível constatar essa tendência de melhoria.

Osvaldo Coutinho é responsável por um hotel e um restaurante que fica no centro de Boa Vista e, segundo ele, no último ano, os dois empreendimentos começaram a receber mais investimentos com a melhoria da estrutura física.

“Com as reformas que fizemos, melhoramos a estrutura do hotel e ampliamos a do restaurante. Tudo pensando na melhoria dos serviços aos nossos clientes que buscam qualidade no serviço”, disse.

Coutinho explica que precisou fazer novas contratações de pessoas para trabalhar, tanto no hotel quando no restaurante, até porque, segundo ele, está se aproximando o período de alta temporada.

“Estamos nos preparando para esse momento há mais de um ano. A reforma no hotel já está quase toda finalizada e o restaurante está pronto para receber os clientes. Com mais funcionários, queremos manter a qualidade nos nossos serviços”, ressaltou.