Cotidiano

Criação de Fundo de Amparo à Pesquisa em RR é tema de evento

A proposta é debater a contextualização e o planejamento estratégico com representantes das instituições de Ciência, Tecnologia & Inovação

Roraima é o único Estado da federação sem uma Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP). Mas essa realidade pode estar prestes a mudar. Para discutir a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr), ocorrem, nesta segunda-feira, 17, dois workshops e um painel. Os eventos serão realizados no prédio do Sebrae Roraima, próximo do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN).

 Na ocasião, estarão presentes pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e demais instituições de ensino superior do estado, públicas e privadas. A proposta é debater a contextualização e o planejamento estratégico com representantes das instituições de Ciência, Tecnologia & Inovação.

 Em março de 2018, em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, o reitor da UFRR, Jeferson Fernandes, chegou a afirmar que o Estado perdia recursos via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) pela falta de uma FAP, necessária à gerência desses recursos.

O evento inicia às 9h, com o tema: Exposições dialogadas contextualizando as FAPs e a conjuntura de gestão da C, T & I em Roraima. A partir das 14h, a programação segue com os discursos entorno do Planejamento Estratégico da Implantação da Faperr.

Na parte da noite, das 19h às 21h, dirigentes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) participam do painel: Desafio e Perspectivas das Políticas de Amparo à Pesquisa em Roraima.

As Inscrições para os workshops serão realizadas pelo site www.ticketphone.com.br/.  Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (95) 99122-8098.