Cotidiano

Criança escreve carta ao pai internado com covid-19 no HGR

Família reunida durante comemoração do aniversário de Royce, o filho mais novo de Juliana e Emerson

“Tive a ideia de fazer essa carta pro meu pai, pra deixar um pouco de conforto pra ele que tá na UTI e pra mostrar o tanto que amo ele”. Essa frase é a transcrição do áudio enviado à reportagem da FolhaBV, pelo pequeno Rickson Martins Rosas, de 9 anos, que escreveu uma carta ao pai, Emerson Rosas, internado com covid-19 no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Rickson tem mais dois irmãos: Renzo, de 11 anos, e Royce, de 6 anos, filhos também da escrivã da Polícia Civil, Juliana Cristina Martins Ferreira.

Juliana disse que ele havia escrito a carta de próprio punho, “mas depois resolveu digitar, alegando que a letra dele é feia e talvez o pai não entendesse”.

Ela disse ainda que os três filhos sempre perguntam pelo pai. “São três crianças, e é incrível como parece que eles entendem esse momento, pois perguntam pelo pai, querem saber como ele está, que dia volta pra casa e outros questionamentos. O que mais me deixa triste é quando querem saber que dia o pai volta pra casa. Me seguro pra não chorar na frente deles, mas no instante que fico sozinha não tem como não chorar. Nas nossas orações pedimos a Jesus pra restabelecer a saúde do Emerson e que volte logo pra casa”, lembrou Juliana.

“Deus tudo pode e Ele logo permitirá que Emerson esteja novamente aqui conosco. Eu tenho fé e ele vai ficar bom. Em nome de Jesus!”, comentou Juliana.

Confira na íntegra a cartinha escrita por Rickson ao pai Emerson:

“Para meu amado Pai, Emerson Rosas… Emerson Rosas, um Pai, a melhor pessoa que conheci na minha vida. Trabalhador um homem que me ensinou várias coisas e vai ensinar muito mais ainda, esse homem me fez sorrir muito e sempre me deu tudo de melhor.

Pai, você me ensinou a amar minha família, meus irmãos e hoje o senhor esta no hospital e nós estamos aqui sentindo sua falta, mais o senhor vai melhorar.

O Senhor me fez de uma criança a um macho, meu Pai eu o amo e sempre o amarei por que faz tudo por seus filhos. Já viajou comigo, me ensinou a jogar bola, me ensinou a cuidar, amar e respeitar meus irmãos, me ensinou a limpar uma casa, cuidar dos cachorros e muitas outras coisas.

Hoje eu escrevo essa carta para lhe dizer como eu Te Amo e como você mudou a minha vida… Emerson Rosas, nasceu em Normandia, cidade que meus parentes se criaram, Emerson tem seus pais, sua mãe Maria das Chagas Richil Rosas e seu pai Estevão Galvão Rosas, meus amados avós, Emerson tem 13 irmãos e ele ama muito todos eles e hoje todos rezam por sua recuperação.

Eu Rickson Martins Rosas, hoje rezo intensamente por você, meu pai e agradeço por ter um pai tão bom, que só me deu felicidades… Eu, meus irmãos, a mamãe e todos os nossos familiares e amigos estamos rezando por sua melhora meu pai, o senhor é um herói para seus filhos…

O senhor tem muitos amigos rezando pelo senhor, amigos de Normandia, de Boa Vista e tem gente até de Manaus que ligou e mandou mensagem para a mamãe, pra saber noticias do senhor…

FICA LOGO BOM E VOLTA PRA CASA MEU AMADO PAI.

Assinado: Seu Filho Rickson Martins Rosas (R²)”

Exame

Juliana contou que o pai das crianças fez o teste Swab (quando se faz a coleta de secreção pelo nariz) no dia 14 deste mês, e logo que recebeu o resultado positivo iniciou com a medicação para tratamento da covid.

“No dia 16 foi feito o raio-x do tórax, pois ele estava se sentindo um pouco cansado. No dia 21 o médico realizou uma tomografia particular e constatou que estava com pneumonia e com os pulmões comprometidos em 75%. Nosso mundo desabou neste momento”, ressaltou.

Ela disse que estão tentando de tudo para que ele não seja entubado. “O Emerson está reagindo aos poucos, mas está reagindo. Passei a semana com ele no HGR e nessa sexta-feira ele teve que ir para a UTI”, contou Juliana.

Segundo o boletim médico desta segunda-feira (26), o estado de Emerson é grave, porém, estável e sem droga vasoativa (medicação que auxilia na manutenção da pressão arterial), respirando com suporte de oxigênio sob máscara facial e realizando manobra de oxiginação com pressão positiva com VNI (Ventilação Não Invasiva).