Cotidiano

Criança precisa tomar oito medicamentos por dia e pais pedem ajuda  

Sarah Bianca, de onze anos, possui Nefropatia por IgA sobreposta por Síndrome Nefrótica

Sarah Bianca, de onze anos, possui Nefropatia por IgA sobreposta por Síndrome Nefrótica, uma doença que causa perca de proteínas em grande quantidade pela urina.  A criança precisa tomar oito medicamentos diariamente, além de injeções e bloqueadores menstruais. 

Fazendo o uso de um medicamento de alto custo, não vendido em Boa Vista, a família, composta pela mãe Adriana Menezes o pai, Halax Borges, e o filho mais novo, Heitor Samuel, de 4 anos precisaram de uma ação judicial para conseguir ajuda de 40% nos gastos do tratamento. 


O tratamento envolve medicamentos fortes como corticoide, imunossupressores e anti-hipertensivos (Foto: Arquivo Pessoal)

Por ter sido diagnosticada aos cincos anos, Sarah enfrenta esta doença há muitos anos o que já levou a Adriane Menezes, a mãe, a largar o emprego para cuidar da filha. Além disso, familiares já precisaram se unir para a venda de bolos de potes para ajudar a custear os medicamentos. 

“O medicamento oferecido pelo SUS não fazia efeito nela. Minha prima vendia os bolinhos para arrecadar dinheiro para os remédios. Então enquanto eu não podia trabalhar, recebíamos ajuda de amigos e fazíamos rifas”, explicou Adriana. 

Apesar das atribulações, Sarah leva a vida de forma leve, e com paixão pela arte. Nas redes sociais de Adriane, pode-se notar além da rotina de tratamento da criança, mas também a paixão pela dança. Em vídeos, a família se mostra orgulhosa pelas apresentações que a criança realiza em palcos pela cidade.

A doença causa a perda das proteínas em grande quantidade pela urina e consequentemente a perda da função renal gradativamente, o tratamento envolve medicamentos fortes como corticoide, imunossupressores e anti-hipertensivos. 

Por causa do uso contínuo do corticoide, ela precisa ir regularmente ao oftalmologista, pois a visão foi afetada, a um endocrinologista, pois o medicamento causou puberdade precoce e afetou o crescimento. A nutróloga, trata a questão da obesidade e os meios para evitar a diabetes. Além disso, faz acompanhamento com um psicólogo, pois o emocional é muito afetado. 

A ajuda conquistada pelo casal do Governo não cobre todos os gastos e eles ainda precisam de ajuda para o tratamento de Sarah. Para quem se solidarizar em ajudar, é disponibilizado a Chave PIX (95) 98126-6743, em nome da mãe, Adriana Menezes.