Cotidiano

Crianças obedecem apenas 40% das medidas de prevenção contra covid

Pesquisa foi realizada com alunos de comunidades vulneráveis entre sete e 11 anos de idade

Um estudo realizado em Boa Vista e em outras 14 cidades aponta que apenas 40% das medidas de prevenção contra covid são obedecidas por crianças entre sete e 11 anos. A pesquisa foi realizada em comunidades vulneráveis e com alunos matriculados na rede pública de ensino. A constatação é da pesquisa A Voz dos Alunos, divulgada pela ONG Visão Mundial em 15 municípios inclusive Boa Vista.

O levantamento foi feito entre março e abril deste ano, nas seguintes cidades: Anori (AM), Boa Vista (RR), Camaçari (BA), Caraúbas (RN), Contagem (MG), Fortaleza (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Manacapuru (AM), Manaus (AM), Nova Iguaçu (RJ), Olinda (PE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Luís (MA).

A pesquisa aponta também que 8% das crianças ouvidas dizem conviver com conflitos familiares, e que isso prejudica os estudos. A maior incidência dos problemas foi observada entre crianças negras.

Com relação à adoção das quatro medidas de prevenção citadas na pesquisa — aplicação de distanciamento social, uso de máscara, utilização de álcool gel e utilização de produtos de limpeza — apenas 40% relataram adotá-las.

Outras 28% declararam adotar apenas uma das medidas de prevenção. A ONG explica que, “diante de toda essa crise imposta pela pandemia, as crianças ainda não haviam sido ouvidas, apesar de serem prejudicadas de distintas formas”, e que, por esse motivo, é preciso escutar esse grupo, de modo a melhor entender quais foram as ferramentas encontradas por elas para superarem esse momento, como se sentem longe da escola e como seu tempo é ocupado durante esse período.

“Escutá-las nos dará uma dimensão sobre o impacto da pandemia e ajudará os governos a elaborarem as estratégias necessárias para apoiá-las”, avalia o coordenador de Advocacy da Visão Mundial, Reginaldo Silva. De acordo com a organização, 688 crianças foram ouvidas.

Com relação às dificuldades enfrentadas por elas durante a pandemia, cerca de 58% relataram que têm dificuldade de acessar a internet para assistir às aulas, e 34% disseram enfrentar problemas com relação a materiais escolares.

Fonte: UOL