Cotidiano

Cronograma de atividades do Família que Acolhe tem início

Entre os serviços oferecidos estão orientações às grávidas e atendimentos médicos

O programa social Família Que Acolhe (FQA) retornou esta semana com as atividades. Em sete anos, programa atendeu mais de 15 mil beneficiárias.

Entre os serviços oferecidos estão a Universidade do Bebê (oficinas voltadas aos cuidados com a gestante e a criança), atendimentos médicos, acompanhamento da gravidez e entrega do Leite da Família. As beneficiárias receberam um calendário com toda a programação das atividades para o ano.

“Durante a gravidez, as palestras são voltadas para a saúde, a importância do pré-natal, a importância de uma boa alimentação, exercício físico, sobre o fortalecimento do vínculo ainda dentro da barriga e, após o nascimento do bebê, ela continua participando e os temas serão voltados para o desenvolvimento da criança”, explicou a psicóloga Elane Florêncio.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo FQA é preciso fazer um cadastro. É importante que a interessada já tenha iniciado o pré-natal.

Depois da inscrição, a grávida recebe um calendário para participar, de 15 em 15 dias, da Universidade do Bebê.

Assim que assistir a primeira palestra, a mãe passa a ter acesso aos benefícios. Entre eles enxoval, leite para crianças que tenham acima de um ano de idade e vagas nas creches para crianças com mais de dois anos.

Além disso, o FQA oferece aos beneficiários, por meio do Núcleo de Saúde, atendimentos com pediatra, odontopediatra, psicólogo, além de sala de vacina, sala de farmácia, coleta de exames, entre outros serviços. No ano passado foram realizados mais de 14 mil atendimentos só na área de saúde.

Os atendimentos dos serviços de saúde e palestras são realizados das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já a equipe do cadastro tem horário diferenciado. Vai das 8h às 11h e das 14h às 17h. O prédio fica na Rua Solón Rodrigues Pessoa, 615, Pintolândia.