Cotidiano

Cuidados com a 1ª infância refletem diretamente na construção de caráter

Evento será realizado nesta terça-feira, 17, no Teatro Municipal

O cuidado da criança desde a gestação até os seis anos de idade é, segundo Jack P. Shonkoff (diretor fundador do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard) -, a fase da vida quando se formam as capacidades intelectuais e motoras do ser humano. É quando o cérebro está mais apto a absorver e processar informações e o momento de maior intensidade na conexão dos neurônios. 

Será lançado durante o 1° Encontro da Urban95 no Brasil, o livro ‘Primeira Infância é para Sempre’. O evento ocorre a partir das 8h30, desta terça-feira, 17, no Teatro Municipal.

Nesse guia, de autoria da ex-prefeita Teresa Surita é possível perceber de forma didática, o passo-a-passo da construção da política pública. Assim, a leitura pode estimular mais gestores públicos e facilitar seu caminho na criação de ações e serviços públicos em favor dos pequenos. 

O leitor encontra orientações importantes sobre as etapas da elaboração e da implementação da política integrada, sempre fundamentadas com a visão e a perspectiva estratégica utilizada durante o mandato de Teresa.

“Até 2013, as palavras ‘primeira infância’, ‘desenvolvimento infantil’, ‘fortalecimento de vínculos’ eram totalmente desconhecidas pelo poder público no Estado de Roraima e de certa forma nem mesmo a sociedade sabia a importância e o ganho de se cuidar da primeira infância, recomendados pela ciência e pelo Nobel da Economia”, disse Teresa.

A partir desta metodologia, Boa Vista passou a ser construída sob o olhar infantil, investindo em praças e equipamentos públicos específicos para a primeira infância. Os abrigos de ônibus receberam temas infantis, escolas, postos de saúde, dentre outros locais de uso comum passaram a ser espaços preparados para oferecer um momento de aprendizagem, diversão e interação entre pais e filhos.

Os playgrounds infantis das praças ganharam piso emborrachado e equipamentos separados por idade, tudo feito com intencionalidade e de forma a incentivar os pais a participar das brincadeiras.


O livro aborda dicas, sugestões e estratégias de políticas públicas para as crianças (Foto: Divulgação) 

Urban95 – Cidades projetadas sob a visão de uma criança

O Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer, que visa a incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Leva líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – altura média de uma criança de 3 anos.

Foram convidados prefeitos, vices, secretários e técnicos das 24 cidades brasileiras que compõem a rede, para trocarem experiências e conhecerem os programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância.