Cotidiano

Cuidados e ações são discutidos em Audiência Pública na Câmara

Participam da audiência, representantes da saúde estadual, municipal, Vigilância em Saúde, Acnur, Unicef, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Taxistas, vereadores e sociedade civil

Uma audiência pública foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal de Boa Vista, com o intuído de debater  as ações de contenção e combate ao novo coronavírus.

De acordo com a vereadora Magnólia Rocha, que solicitou a realização da audiência, essa é uma oportunidade para levar ao conhecimento da sociedade, os cuidados que devem ser tomados a partir de agora.

“A intenção é chamar a atenção da população para a mudança de comportamento que deve ser adotado de forma preventiva, como coisas comuns do dia a dia, abraço, aperto de mão, beijo no rosto, que devem ser evitados. Não temos nenhum caso suspeito em Roraima, mas já precisamos nos prevenir”, alertou.

Ainda segundo a vereadora, a audiência busca ainda saber se o estado e o município estão preparados para atender a população caso venham a surgir alguma suspeita do vírus em Roraima.

“Será se nosso sistema de saúde que hoje passa por dificuldades terá como atuar nesse tratamento, e as unidades básicas de saúde como vão atuar nesse controle, esses são alguns dos pontos, além de ver o que outras instituições estão fazendo para que o combate a essa doença seja eficaz”, pontuou.

O chefe de saúde da Operação Acolhida, coronel Wilson Chinali, participou a audiência e disse como tem sido feito o acompanhamento com os imigrantes.

“Já fazemos a triagem voltada para outras doenças que vieram junto com a crise migratória, como o sarampo, varicela, catapora e febre amarela, e todas essas doenças foram controladas. Então a vigilância e a prevenção já fazem parte da Acolhida, e no caso do conoravírus não é diferente, estamos vigilantes, e caso ocorra um caso suspeito, nós já temos um treinamento para fazer esse acompanhamento”, explicou.

Participam da audiência, representantes da saúde estadual, municipal, Vigilância em Saúde, Acnur, Unicef, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Taxistas, vereadores e sociedade civil.

Publicidade