Cotidiano

Curso de Agronomia recebe nota máxima em avaliação do MEC

Ao total, já foram formados 300 agrônomos, 105 mestres e cinco doutores atuando em diversos setores da área pelo Brasil

O Curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima, campus Cauamé, recebeu nota máxima em avaliação após visita do Ministério da Educação (MEC) à instituição. A pontuação renova o reconhecimento do curso após baixo desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no ano de 2016. 

O Curso, que completou 27 anos de existência no dia 17, também comemora as justificativas utilizadas pelo Ministério da Educação para julgá-lo a nível excelente. Paulo Rocha, coordenador do curso de agronomia, explica que a equipe do MEC encontrou uma realidade totalmente diferente da avaliação apontada nas provas do Enade.

“Foram levados em consideração disponibilidade de material didático e equipamentos para desenvolver atividades acadêmicas de pesquisa, corpo de docente, hoje com 22 profissionais a nível doutorado e tantos outros com treinamentos realizados na Europa e Estados Unidos. A parte da infraestrutura está em reforma e há melhorias para o futuro” explicou.

Valdinar de Melo, professor de agronomia que participou da história de implantação do curso no estado, falou sobre os desafios enfrentados pela educação. “Todos os anos saem profissionais aptos para o exercício das atividades na sociedade. Ao total, já foram formados 300 agrônomos, 105 mestres e cinco doutores, atuando em diversos setores da área pelo Brasil. Nosso desafio é fazer com que a educação seja a primeira prioridade. A maioria das atividades de pesquisas são recursos extras com parcerias com Fundações como Funep, Embrapa e Universidades. Nosso papel vai além de ministrar aulas, mas também de envolver nossos alunos em pesquisas aplicadas” disse o professor.

Edna Magalhães, procuradora Educacional da Universidade Federal de Roraima, considerou a avaliação do MEC para o curso de agronomia como importante marco para a instituição. “O resultado reafirma o reconhecimento do curso. Recebemos dois avaliadores e foram somente elogios durante a visita. O resultado traz muitas felicidades, porque apesar do ensino ser tão desvalorizado, existem pessoas interessadas em formar excelentes profissionais” concluiu.

Alunos vêm da África e do México estudar agronomia em RR

O curso de Agronomia possui diversidade de alunos vindos de diferentes lugares do mundo. “Nós temos quatro alunos vindos de Benim, país africano, 1 de Camarões e 1 estudante do Haiti, além de intercambistas mexicanos e estadunidenses”, disse Melo.

Ulrich Evrard é natural de Camarões e acadêmico do quinto período do curso de Agronomia. Ele falou sobre a experiência de estudar em Roraima. “Aprendi a língua portuguesa em cinco meses e existem desafios, mas temos monitoria e toda assistência para que nós, como estrangeiros, possamos aproveitar da melhor forma possível a passagem pela universidade.”

Daniel de Oliveira, também futuro agrônomo e representante acadêmico, ressaltou a importância da atuação dos estudantes. “trabalhamos para que o curso continue com um ótimo conceito, pois tem formado pessoas capacitadas. Nossa expectativa é fechar mais parcerias com diferentes centros acadêmicos latinos e caribenhos para que ocorram mais trocas de experiências e possamos implantar novas ideias aqui também,” disse o estudante.

Universidade Federal de Roraima divulga Mestrado e Doutorado em Agronomia

A universidade Federal de Roraima divulgou a seleção de alunos regulares 2019.2 para o mestrado e doutorado em agronomia. São ofertadas seis vagas para doutorados e seis vagas para mestrado.

As linhas de pesquisa são em manejo de culturas, manejo do solo e da água. As inscrições ocorrerão nos dias 20 e 21 de maio. Para mais informações os interessados podem acessar o site posagro.ufrr.br