Cotidiano

Curso de Libras online será oferecido a servidores da Defensoria

As vagas do curso de Libras serão destinadas aos membros e servidores da Defensoria, que atuam nas sedes da capital e do interior

Diversos cursos de aperfeiçoamento, sendo o primeiro de Língua Brasileira de Sinais (Libras) serão promovidos através da parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/RR), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com a Escola do Legislativo do Estado de Roraima.

Visando a qualificação, o ensino de Libras possibilita conhecimento aos servidores e membros da DPE/RR, além de maior acessibilidade aos assistidos pela instituição.

“Precisamos qualificar os servidores em todos os setores da Defensoria na capital e no interior. Queremos acelerar a resolução de demandas e a prioridade é maior para quem está no atendimento”, explicou o assessor jurídico do CEAF, Vilmar Silva.

O defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, acredita que a parceria é mais um passo importante para solidificar o elo entre as instituições públicas.

“Em parceria, nós somos capazes de fazer muito mais do que imaginamos para a sociedade e nossos colaboradores. Quando unimos forças para iniciativas como essa, caminhamos para um nível de qualidade maior do nosso serviço”, pontuou.

Matos acrescentou que o conhecimento em Libras proporcionará a  inclusão no atendimento ainda mais humanizado e beneficiará todas as pessoas com deficiência, em especial, pessoas com surdez. “Em Roraima existem mais de 4 mil surdos incluindo crianças, é pensando neles e nos familiares delas que iremos preparar a nossa equipe para melhor atendê-los”, ressaltou.

Por conta da pandemia da COVID-19, o curso será disponibilizado de forma on-line. As aulas serão gravadas e os materiais disponibilizados de forma digital, para auxiliar e complementar o conteúdo apresentado. A metodologia será voltada para o ensino básico de Libras e, posteriormente, o nível intermediário deverá ser ofertado aos colaboradores.

Em parcerias anteriores, a Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Escola do Legislativo, já concedeu cursos de qualificação em Língua Espanhola e “O poder da comunicação” para servidores da DPE.

Com a recente colaboração, o ensino a distância promete ser o começo de uma nova fase para o plano de qualificação do servidor público. “Há uma troca de experiências entre todos nós. A inclusão social necessita fazer parte dos órgãos públicos e os servidores precisam estar preparados. Queremos que a DPE faça parte da nossa história”, afirma a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello.

As vagas do curso de Libras serão destinadas aos membros e servidores da Defensoria, que atuam nas sedes da capital e do interior, focando em pelo menos um integrante de cada setor. O período de matrículas e o número de vagas deverão ser divulgados nas próximas semanas.

Publicidade