Cotidiano

Curso ensina técnicas de autoproteção para agentes de segurança

Participam do treinamento, 19 policiais penais que atuam na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e três policiais penais de Roraima

De acordo com números do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 75% dos policiais vitimados por crimes violentos no Brasil (homicídio e latrocínio), são mortos quando estão de folga.

Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública de Roraima (Sesp) está promovendo a 6ª turma do Curso de Conduta de Sobrevivência e Autoproteção Policial (Cosap).

De acordo com o coordenador do curso, o coronel da Polícia Militar Francisco Xavier Castro, a capacitação tem o objetivo de repassar técnicas de autoproteção para que os agentes de segurança pública possam fazer o correto uso da sua arma de fogo em situações típicas de legítima defesa, principalmente quando necessita utilizá-la no momento de sua folga.

“Estamos proporcionando aos servidores de segurança pública um conhecimento técnico que é pouco explorado nas instruções tradicionais de tiro policial, e que diz respeito principalmente ao uso da arma fogo de forma velada, ou seja, não ostensiva”, explicou.

O treinamento é constituído por instrutores de tiro de diversas instituições  (Foto: Coordenação de Ensino/FTIP)

O treinamento é constituído por um corpo docente de instrutores de tiro de diversas instituições do sistema de segurança pública (policiais militares, policiais federais, policiais penais e guardas civis municipais de Boa Vista).

O curso possui 40 horas de conteúdo teórico e prático, e como público-alvo 19 policiais penais que atuam na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e três policiais penais de Roraima.

INTEGRAÇÃO – Na semana passada foi realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), o Curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático – APH de Combate.

A capacitação foi ministrada por agentes da FTIP e organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

 Durante o curso foram abordadas técnicas e táticas de APH em ambiente hostil, como rebeliões em presídios. Participaram da capacitação, bombeiros, servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penal e agentes penitenciários.

“O intuito é fortalecer e integrar o sistema de defesa social que mesmo durante a pandemia não para, além de fortalecer o sistema de segurança pública do estado”, disse o coordenador institucional da FTIP, Claudevan Costa.