Cotidiano

Cursos de especialização médica serão implantados em Roraima

O trabalho para montagem dos cursos já iniciou e a previsão é de que tanto a residência médica quanto o curso de pós-graduação em saúde indígena já estejam formatados até o fim deste ano

Está em formatação à implantação de dois cursos na área da saúde indígena, um de pós-graduação e outro de residência médica em Roraima. O encaminhamento foi feito pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos (Gaemi-DH).

De acordo com o procurador de Justiça e coordenador do Gaemi-DH, Edson Damas, a reunião em que foi definida a execução dos projetos foi realizada em Brasília, no último dia 07 de agosto, e contou com representantes dos Ministérios da Educação e da Saúde, da Fundação Getúlio Vargas e dos reitores da Universidade Federal de Roraima, José Geraldo Ticianeli, e da Universidade Estadual de Roraima, Regys de Freitas.

Segundo o procurador, o atendimento à saúde indígena tem sido uma das maiores carências apresentadas pelos índios ao órgão ministerial. 

“Nós recebemos no MP muitas demandas individualizadas e de famílias indígenas, então, em razão dessa realidade de Roraima e do trabalho que desenvolvemos junto aos povos indígenas, os Ministérios da Educação e da Saúde nos convidaram para participar como Instituição parceira na construção desses dois projetos”, destacou.

O trabalho para montagem dos cursos já iniciou e a previsão é de que tanto a residência médica quanto o curso de pós-graduação em saúde indígena já estejam formatados até o fim deste ano. A grade curricular de ambos os cursos deverá levar em consideração o aspecto da abordagem do profissional ao indígena e o respeito à cultura e cosmologia desses povos.

“O atendimento deve melhorar muito com a qualificação profissional e, quem sabe, abrir mais concursos para contratação de trabalhadores especializados em saúde indígena”, ressaltou Damas.