Cotidiano

Cursos de extensão e pesquisa irão abordar violência de gênero

“Fórum sobre violência tem uma proporção muito grande na discussão e promoção dos direitos das mulheres”, diz defensor-geral

Durante o Fórum de Discussão sobre Violência de Gênero: Institucional, Obstétrica e Violência Doméstica, ocorrido na DPE (Defensoria Pública do Estado), nesta sexta-feira, 13, o professor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Marcos Braga, anunciou a parceria da Universidade com a Defensoria para realização de cursos de extensão e pesquisa. O termo deve ser assinado ainda este mês.

“Então, iremos tentar, neste termo de cooperação, fortalecer as ações de extensão, de pesquisa e de ensino, com a temática dos direitos humanos e justiça”, informou o diretor pró-tempore do Instituto Insikiran.  

De acordo com Braga, a parceria está em seu diálogo inicial, e o fórum é um pontapé nessa discussão, por iniciativa da DPE que procurou a UFRR para construir e fortalecer essa parceria. “Ficamos muito felizes quando o defensor público-geral, Stélio Dener, e a defensora pública Terezinha Muniz nos procuraram com a interlocução da professora Mara Maia. Esperamos, ainda neste mês de março, assinar o termo de cooperação, que já tramita internamente as questões burocráticas”, afirmou.  

Em seu pronunciamento, o defensor público-geral, Stélio Dener, mencionou que o fórum sobre violência tem uma proporção muito grande na discussão e promoção dos direitos das mulheres. Ele destacou que o mérito na realização do fórum foi todo da defensora pública e chefe titular da DPE Especializada da Mulher, Terezinha Muniz, em conjunto com a professora da UFRR, Mara Maia.

“A Defensoria Pública não cansa de estar discutindo políticas públicas. Hoje, temos a DPE especializada na defesa das mulheres, e esse núcleo, apesar da magnitude e o papel que ele tem de levar a informação, ainda é muito pequeno e está no seu início, precisamos fazê-lo crescer, mas depende de cada cidadão e cidadã”, avaliou Dener.    

Segundo Dener, ainda será pensado um plano de trabalho com seminários temáticos, em que serão realizados eventos não só na capital, mas também em outros municípios. “A gente ainda vai aprofundar o plano de trabalho nessa parceria, além de alinhar o que cada instituição tem a oferecer”, disse o defensor público-geral.      

A defensora pública Terezinha Muniz afirmou que o evento teve o objetivo de capacitar, qualificar e informar líderes de sindicatos, associações variadas e ONGs que atuam em defesa dos direitos das mulheres sobre três eixos de violência, que são a violência doméstica, institucional e obstétrica, com um foco principal, pois são essas informações que eles levam para suas bases como multiplicadores.