Cotidiano

Cursos não presenciais e gratuitos estão com inscrições abertas

Inscrições podem ser feitas até 30 de março

Estão abertas as inscrições para oito cursos do Programa Formação pela Escola ofertados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Em Roraima, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está realizando as inscrições por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação).

 Os cursos são: PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Controle Social, Censo Escolar, Livro Didático, Alimentação, Transporte Escolar e Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação).

 Serão disponibilizadas 30 vagas por curso. Podem participar profissionais da área da Educação Básica estadual e municipal, profissionais que atuam em conselhos deliberativos (Conselho Escolar, Conselho de Alimentação Escolar, entre outros), além de pessoas da comunidade em geral. 

 “São cursos de suma importância para os profissionais e atores sociais que colaboram com a gestão escolar, para estarem se capacitando a fim de melhorar sua atuação junto às escolas com o objetivo de melhorar os serviços ofertados nessas escolas e, consequentemente, a educação de nosso Estado”, ressaltou Adelson Pereira, coordenador estadual do Programa Formação pela Escola.

 As aulas serão online no período de 05 de abril a 20 de maio, com carga horária de 60 horas. Os certificados serão expedidos pelo MEC (Ministério da Educação).

 INSCRIÇÕES- Para participar, os interessados devem acessar o portal do FNDE (fnde.org.br) procurar a aba Programas/Programa Formação pela Escola, criar um cadastro e senha.

 A fim de facilitar a inscrição dos interessados, o Ceforr está disponibilizando contatos telefônicos. Para fazer a inscrição, basta entrar em contato por telefone, pelos números: 98121-5569 / 99115-9403 / 99117-9808 e fornecer dados pessoais (nome completo, RG, CPF, endereço), além de um e-mail e telefone para contato via Whatsapp.

 Com o repasse das informações, a equipe do Ceforr cria o cadastro e envia login e senha para acesso ao curso escolhido.

 Em janeiro deste ano, foram ofertadas 150 vagas para esses cursos. Agora ocorre uma segunda etapa de oferta dos cursos, possibilitando que mais profissionais da Educação se capacitem.