Cotidiano

DANCE EM CASA: Menino de 6 anos faz paródia sobre o coronavírus

Na música, João Luiz fala sobre cuidados necessários para conter a pandemia; vídeo está disponível no YouTube

“Fique na sua casa, não saia para festa, use sua máscara no rosto e não na testa”. É com essa linguagem simples e divertida que o pequeno João Luiz Gomes, de 6 anos, aluno do coral do programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima, passa a mensagem sobre proteção e cuidados neste tempo de pandemia.

O vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=JdLXongWJII. Para tornar a mensagem mais especial, a música utilizada como inspiração pelo menino é o clássico Dancing Days, do grupo As Frenéticas (1978). Na paródia João Luiz fala do uso correto da máscara, da importância de ficar em casa, lavar as mãos e dos sintomas do novo coronavírus.

João conta que a prevenção levará a população a sair mais rápido da pandemia. “A paródia é para as pessoas se alertarem, ficarem em casa. Se elas ficarem em casa a gente vai conseguir se livrar e poder sair de casa”, explica.

Com ajuda da família e do regente Silvandro Barros, a inspiração saiu do papel e foi parar em uma emissora de rádio e, é claro, cantada pelo próprio garoto ao vivo. “Quando eu recebi o áudio dele, estava numa rádio, eu fiquei muito feliz”, relembra Silvandro.

O regente do programa Abrindo Caminhos enfatiza o trabalho de João Luiz, que apesar da pouca idade já mostra talento, conteúdo e criatividade. “Fiquei muito feliz mesmo com o trabalho que ele desenvolveu com os pais, montaram a letra, pensaram na música” e diante do material, Silvandro logo pensou em tornar a paródia mais produzida para internet.

Para a mãe de João, Wagna Gomes, a música é resultado do empenho do menino e das técnicas de canto abordadas nas aulas do coral do programa Abrindo Caminhos. “Ele sempre gostou de cantar, ele é criativo e o coral tem ajudado bastante”.

Mesmo com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, os professores continuam este contato pela internet. “A criança é extrovertida naturalmente, mas as técnicas são importantes”.