Cotidiano

DRENAGEM: Bairros da zona Oeste receberam 90% dos investimentos

A prefeitura construiu 155 km de drenagem na cidade e eliminou 46 pontos críticos de alagamento

A construção de mais de 155 quilômetros de drenagem em 40 bairros, permitiu a eliminação de 46 pontos críticos de alagamentos, serviço que recebeu 90% dos investimentos. 36 desses bairros estão localizados na zona Oeste da Capital.

Entre os bairros que desde 2013 receberam os serviços estão: Senador Hélio Campos, Pintolândia, São Bento, Operário, Jóquei Clube, Jardim Tropical, Jardim Primavera, Silvio Botelho, Nova Cidade, Centenário, Cinturão Verde, Bela Vista, Dr. Airton Rocha (Conjunto Pérola), dentre outros.

Atualmente os bairros Cidade Satélite, Tancredo Neves, Bairro dos Estados e Paraviana estão recebendo obras que vão minimizar os transtornos durante o período de inverno. A obra de drenagem do Cidade Satélite vai eliminar o 47º ponto crítico de alagamento em Boa Vista, garantindo mais qualidade de vida a milhares de famílias.

CENTRAL 156 – Por conta desse investimento, as demandas relacionadas a alagamentos recebidas pela Central 156 vêm diminuindo nos últimos anos. No primeiro semestre de 2019, foram 542 pedidos de atendimento. No mesmo período de 2020, esse número caiu para 237. Uma redução de 56.

Apesar de todas essas obras, o acúmulo de água em dias de chuvas fortes ainda ocorre em alguns pontos da Capital, pelo fato de ser uma cidade plana, dificultando a drenagem de grandes volumes de água.

O professor doutor em Geografia da UFRR, Carlos Sander, tem um estudo sobre a situação do bairro Conjunto Cidadão, que é uma realidade de muitos outros da capital.

“Por serem áreas baixas e planas, com o início da estação úmida, estas áreas são alagadas com facilidade à medida que o fluxo de água ocupa parte de seus antigos leitos, causando danos materiais e à saúde dos munícipes aí residentes”, diz ele em seu estudo.

Prefeitura já fechou valas em 50 ruas da cidade, 98% da zona Oeste

A Prefeitura de Boa Vista também já fechou 12 km de valas em 50 ruas e asfaltou 508 vias em toda a cidade. “Sempre priorizamos um trabalho completo na infraestrutura de Boa Vista, desde a drenagem até o asfalto e atendendo, principalmente, os bairros mais afastados do Centro. Com isso, conseguimos eliminar muitos pontos críticos de alagamento. Ou seja, moradores que sofriam com a rua de sua casa alagada, hoje passam o período de chuvas com mais tranquilidade” disse a prefeita Teresa Surita.

Até o dia 31 de dezembro, muitas obras ainda vão acontecer em Boa Vista. A transformação que a capital passa desde 2013 é fruto da parceria da prefeitura com o ex-senador Romero Jucá, que viabilizou recursos federais para a execução dos serviços.