Cotidiano

Dados apontam redução de homicídios este ano em Roraima

De janeiro a agosto de 2018, foram registrados 188 homicídios e, no mesmo período de 2019, foram 138

Dados da Polícia Civil de Roraima, divulgados nesta sexta-feira, 26, apontam que no período de janeiro a agosto deste ano, houve redução de 50 homicídios, em comparação a agosto de 2018, o que representa percentual de 26,6% negativo.

De janeiro a agosto de 2018, foram registrados 188 homicídios e, no mesmo período de 2019, foram 138. Paralelamente, aumentou o índice de resolução de homicídios para 61%, o que coloca Roraima entre os 10 estados brasileiros que mais esclarecem esses tipos de crimes.

Para o delegado geral de Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, o ano de 2018 foi marcado pela rivalidade entre as facções criminosas, com o estopim da superlotação nos presídios do Estado, registros de fugas em massa e a crise financeira nas contas do Estado, que implicou em atrasos salariais, fechamento de delegacias, greve por parte dos policiais civis, redução de patrulhamento nas ruas, resultando no aumento na escalada da violência, o que provocou medo aos roraimenses.

“O crime organizado implantou a lei do terror. Não foram raros os registros de corpos encontrados desovados nos mais diversos pontos do estado, em situações consideradas macabras, com decapitações, esquartejamento, e outras formas, com a ideia principal, que era causar o pânico na população”.

Os dados apontam que 2018 encerrou com 336 assassinatos, 146 mais pessoas mortas que no ano de 2017, que por sua vez registrou 190 homicídios.

“A situação fugiu ao controle em todos os sentidos para Roraima, o que levou a intervenção federal em dezembro de 2018”, disse. “A partir de janeiro de 2019, os números de homicídios foram reduzindo. Em um comparativo, até agosto de 2018”, frisou.

RESOLUÇÃO – Quanto à resolução de homicídios, que são os casos em que a Polícia identifica os autores por meio dos inquéritos instaurados, segundo dados divulgados, a Polícia Civil registrou em 2019 um aumento na eficiência do trabalho em relação ao ano de 2018.

No ano passado, dos inquéritos instaurados para apurar os crimes diversos contra a vida, 40% tiveram as autorias definidas. Quanto aos inquéritos de homicídios com autorias definidas, o índice de resolução foi de 33%. Este ano, o resultado foi maior. Dos inquéritos instaurados para apurar os crimes diversos contra a vida, 58% tiveram as autorias definidas. Quanto aos inquéritos de homicídios com autorias definidas, o índice de resolução foi de 61%.