Cotidiano

Data relembra combate a violência contra crianças

04 de junho marca o dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

Hoje, dia 04 de junho, é o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, denominado pela ONU, que o criou em 1982. A data é usada para chamar atenção ao tema e refletir sobre essa terrível realidade, alertando para os efeitos negativos de diversos tipos de violências e agressões a que crianças são submetidas.

Segundo o art. 4º da Lei nº 13.431/2017 a violência contra criança se identifica como: violência física, psicológica, sexual e institucional (praticada por instituição pública ou conveniada). No entanto, os episódios mais comuns são de espancamento e abuso sexual. De acordo com a piscóloga Maíne Ferreira todos esses traumas que as crianças passam podem gerar consequências físicas, sociais, emocionais, comportamentais e cognitivas. 

Ela ressalta que o abuso infantil e a violência doméstica aumentaram durante o período da pandemia.  ” O número absurdo de violência não é uma exclusividade das mulheres adultas, e por isso é importante frisar a importância dos pais e responsáveis por essas crianças e adolescente. As vítimas e os pais deverão lidar com as sequelas psicológicas que a agressão pode causar” explicou.

A psicóloga ainda alerta para os comportamentos que uma vítima de abuso pode adotar e quais as medidas que os pais devem tomar se notarem alguma conduta do gênero.

“Qualquer forma de violência deixa sequelas, agora a violência sexual tem consequências bem profundas nas vítimas, até porque o índice maior é entre mulheres jovens e crianças. Além de traumas como uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o abuso também traz consequências pra saúde mental dessa vítima”, garante a especialista.

Disque 100

No Brasil, 90% dos casos de violência sexual e outros tipos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem no ambiente familiar.

Dados do Disque 100 mostram que, só no ano passado, foram registradas um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos), mas há denúncias também de exploração sexual (3.675). Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.