Cotidiano

De 120 mil testados, 85 mil não tiveram contato com o vírus

Número é resultado de uma campanha de testagem em massa para a Covid-19, que teve início em agosto deste ano

De um total de 120 mil pessoas que foram testadas, 85 mil pessoas não tiveram ainda contato com o vírus. Essa informação é do secretário de Saúde Marcelo Lopes, durante entrevista a rádio FolhaFM. O número é resultado de uma campanha de testagem em massa para a Covid-19, que teve início em agosto deste ano.

Conforme o secretário, 30 mil pessoas adquiriram a doença, sendo que 5,5 mil pessoas adquiriram imunidade e 1,9 mil não estão imunes. Os testes foram realizados em unidades de saúde, escola e outros pontos estratégicos para atender também a população ribeirinha, indígena e vicinais do interior.

Marcelo Lopes alertou que, mesmo sem o isolamento social, é preciso ter os cuidados necessários, principalmente por quem não adquiriu ainda a doença. “Uma vez que já não temos mais o isolamento e entendemos o tamanho do problema, é preciso continuar utilizando máscara, álcool em gel e lavando as mãos com frequência, assim evitando a propagação do vírus”, ressaltou o secretário.

Titular da Sesau, Marcelo Lopes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Falta de isolamento social influencia em aumento de ocupação na UTI, avalia Lopes

Ainda segundo ele, a falta de isolamento está ligada diretamente com o aumento da ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender a população.

“Na medida que esses casos aumentam, a vigilância de saúde do estado busca analisar cada caso para saber de onde possivelmente as pessoas adquiriram o vírus. Podemos afirmar que a eleição no primeiro turno, foi a causa principal da ocupação dos leitos hospitalares, por conta de constantes aglomerações’, explicou Lopes.