Cotidiano

Defesa Civil define atuação no Inverno 2019

Sobre o inverno, as atenções da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) voltam-se para o levantamento das pontes danificadas para evitar que comunidades do Interior do Estado fiquem isoladas.

Já foram concluídas as vistorias nos municípios de Caracaraí, Amajari, Bonfim e Uiramutã. Os municípios de Caracaraí e Amajari já decretaram Situação de Emergência, solicitando recursos emergenciais da Defesa Civil Nacional, órgão ligado ao Governo Federal, para a reconstrução de pontes destruídas por incêndios. 

As equipes constataram um grande número de pontes em situação precária por falta de manutenção em todos os municípios visitados, e que precisam de ação emergencial de reconstrução, porque podem não resistir à intensificação do inverno 

Em Normandia não houve vistorias e a Prefeitura informou que vai solicitar esse atendimento. O rompimento da BR-433 ocorreu em um local onde havia uma ponte que foi queimada durante incêndio florestal. Foi feito um desvio, que foi rompido pela enxurrada. 

O diretor Executivo Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, os trabalhos podem servir de base para declarações de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública. “Os relatórios produzidos pelas equipes da CEPDC serão encaminhados à Seinf (Secretaria de Infraestrutura) e, além de pareceres técnicos, servirão para sustentar qualquer eventual declaração de situação especial pelas Prefeituras municipais ou Governo do Estado.