Dejetos são despejados em igarapé próximo ao Parque do Rio Branco - Folha de Boa Vista
IGARAPÉ CAXANGÁ
Dejetos são despejados em igarapé próximo ao Parque do Rio Branco
Uma tubulação está jorrando água suja diretamente no Igarapé Caxangá
Por Folha Web
Em 15/09/2021 às 16:00
O mau cheiro tem incomodado os moradores da região (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Um morador denunciou à FolhaBV a abertura de três tampas de bueiro pela força do esgoto, e uma tubulação que jorra água suja diretamente no Igarapé Caxangá, no canal do Parque do Rio Branco, localizado no bairro Calungá.

O mau cheiro denuncia a podridão das águas, segundo o morador. “Tá insuportável o cheiro de esgoto. Neste exato momento, tem esgoto jorrando direto no canal do igarapé e também tem esgoto saindo pelas tampas de bueiros”, reclamou.

Um dos bueiros fica próximo de um dos postos da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

OUTRO LADO - A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima esclarece a respeito do extravasamento na região do Parque Rio Branco foi ocasionado pela queima de dois conjuntos motobombas responsáveis pelo bombeamento do sistema de esgoto da elevatória Caxangá. Tanto o conjunto motobomba principal, quanto o conjunto reserva assim que foi ativado.

Na elevatória são instalados dois conjuntos motobombas, sendo que um foi instalado para servir de reserva para o outro, de forma a operar continuamente mesmo em eventual quebra de um dos conjuntos ou durante as manutenções na elevatória, porém de forma fortuita quebraram simultaneamente os dois conjuntos. Outro fator alheio à vontade da CAER, são as constantes quedas de energia na rede da Concessionária, como ocasionado no início do mês de setembro, danificando um dos dispositivos de proteção dos conjuntos motobombas e consequentemente contribuiu para a queima do relé do motor.

Ciente da importância dessa elevatória e da necessidade de operar ininterruptamente, a Caer está providenciando a manutenção emergencial dos conjuntos motobombas e outras melhorias no sistema para evitar esses eventos indesejáveis e tão prejudicial para a população e ao meio ambiente.

Considerando ainda o planejamento no médio prazo, a Caer, motivada pelo acelerado crescimento populacional da cidade, está providenciando um novo projeto de reforma e ampliação da elevatória Caxangá e de um novo emissário de recalque, para comportar o grande volume de esgotos.

A Empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam o sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.

VEJA VÍDEO:

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
5
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!