Cotidiano

Denarium reúne com novo ministro e reforça pedido de ajuda financeira

O governador está em Brasília e reuniu com o novo ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente, para reforçar os pedidos de ajuda para Roraima.

O governador Antonio Denarium está em Brasília e reuniu com o general Luiz Eduardo Ramos novo ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro, para reforçar os pedidos de ajuda financeira para Roraima.

Denarium foi recebido logo após a posse e tratou de temas de desenvolvimento do Estado com foco principal nas aéreas da saúde e segurança.

Por telefone, o governador destacou o pedido de ajuda financeira para os gastos de saúde, educação e segurança pública por conta da imigração. Ele não informou os valores que estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal.

“Mostramos os números ao Governo Federal que vai fazer uma avaliação dos custos que cabe a situação e tentar fazer um acordo de quanto o Governo poderá disponibilizar para Roraima continuar a dar essa assistência na saúde, na educação e na segurança”, afirmou. 

Para justificar seu pedido de ajuda financeira, o governador citou os altos custos de Roraima arcar com a presença dos imigrantes venezuelanos.  

“Estamos tendo um custo muito alto com os imigrantes venezuelanos e esse apoio financeiro que estamos pedindo é para ajudar nas despesas em manter estas pessoas no nosso sistema de saúde, na educação e com segurança pública”, disse. 

Ele citou que dados do Estado apontam mais de 7 mil imigrantes nas escola estaduais; 300 venezuelanos detidos no sistema penitenciário; 40% dos internos do sistema de saúde são de imigrantes e nascem em média 10 crianças, diariamente, filhos de venezuelanos na maternidade. 

“Além de aproximadamente 60% dos leitos da UTI são de crianças venezuelanas, já que as mães chegam em Roraima sem pré-natal, sem qualquer exame, algumas com gravidez de alto risco e com bebês desnutridos e muitos nascem prematuros e têm que ir para UTI e isso aumenta os custos na maternidade”, disse.     

Segurança vai receber legado das Olimpíadas

O governador Antonio Denarium disse ainda que o Estado vai receber 18 viaturas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública, sendo um legado da Olimpíada realizada no Brasil. Também incluem armamentos, munições, viaturas, equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva e coletes balísticos. 

Ele informou que o Estado já havia recebido duas viaturas em janeiro, que fazem parte do mesmo projeto, e que as demais viaturas serão divididas para o Corpo de Bombeiros (três) e para Polícia Militar e Polícia Civil. 

“A distribuição destas viaturas, a munição, o armamento e os coletes serão de acordo com a necessidade de cada órgão”, afirmou. “Isso mostra a aproximação do Governo do Estado com Governo Federal, com o ministro da Justiça Sérgio Moro e com o secretário de Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, que tem dado atenção especial para Roraima”, disse. 

OPERAÇÃO – Ao final da entrevista, o governador falou sobre a operação da Polícia Federal em Roraima. “É mais um trabalho da Polícia Federal no combate à corrupção em Roraima e nós apoiamos isso. Tem que acabar com o roubo de dinheiro público e fazer com que os benefícios cheguem para as pessoas e para as famílias”, disse. (R.R)