Cotidiano

Denúncia diz que não há álcool 70 na UTI de Hospital

Sindicato de enfermeiros denuncia quantidade insuficiente de álcool em gel e máscaras

O presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindiprer), Melquisedeque Menezes, denunciou que insumos como papel toalha e álcool em gel estão em quantidade insuficiente na UTI do Hospital Geral de Roraima.

Com a pandemia do novo coronavírus, os profissionais temem arriscar a própria vida e de outros pacientes. “Já são mais de 134 técnicos de enfermagem e enfermeiros doentes. Nós registramos o primeiro óbito. Perdemos uma profissional, uma vida. Estamos lutando para salvar vidas”, ressaltou.

A técnica de enfermagem Dalva Lopes de Souza, de 53 anos, estava infectada pelo coronavírus e morreu na madrugada desta sexta-feira (22). Segundo Melquisedeque, são 134 técnicos de enfermagem contaminados, 80 enfermeiros, 3 auxiliares de enfermagem e temos mais outros 125 profissionais de saúde.

“Até o momento não há máscaras cirúrgicas, Pedimos os insumos, fizemos uma audiência de conciliação, os profissionais estão adoecidos.  São os materiais simples de higiene” reforçou.

OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Saúde) informa que fez uma aquisição de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual). Nesta quinta-feira, 21, chegou a primeira parte do carregamento, referente a 15 toneladas. Essa quantidade representa aproximadamente 20% da compra realizada pelo Governo do Estado.

A Secretaria esclarece que as Unidades Hospitalares, da capital e interior  continuarão recebendo os EPI´s, incluindo o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, uma vez que a aquisição contínua de EPI’s faz parte do planejamento de ação da pasta.

A Secretaria informa ainda que o repasse é feito de acordo com o cronograma elaborado pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica), sendo distribuído aos profissionais nas unidades hospitalares, conforme Protocolos da OMS e CCIH/ UVE, priorizando os profissionais com contato direto com o COVID-19.