Cotidiano

Deputado afirma que obra de unidade de Radioterapia será retomada

Uma articulação feita nesta terça-feira, 8, junto ao Ministério da Saúde, possibilitou a solução para o impasse criado pela paralisação da obra da unidade de Radioterapia e Braquiterapia de Roraima. Reunido com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, Denizar Vianna Araújo, e a equipe técnica da secretaria, o deputado Hiran Gonçalves (Progressistas/RR) teve a garantia de que a obra deverá ser recomeçada no início de dezembro.

O envolvimento do deputado Hiran com a questão da construção de uma unidade de Rádio e Braquiterapia em Roraima vem desde o seu primeiro mandato. De 2015 até hoje, ele vem cobrando e negociando, com todos os ministros da Saúde que passaram pela pasta, a efetivação do projeto. A unidade está projetada para ser construída em Roraima desde que o estado foi incluído no Plano Nacional de Radioterapia, em 2012. 

“Vim cobrar uma posição do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, sobre o reinício da obra e fui informado que está havendo um processo de rescisão de contrato da empresa responsável pela obra em Boa Vista e que também não conseguiu levar à frente outras oito obras com o mesmo padrão, em diferentes locais do Brasil”, explicou Hiran Gonçalves. Agora, segundo ele, está havendo a contratação em regime diferenciado de contratação, que é um regime mais rápido.

“O secretário Denizar Araújo também nos esclareceu que foram feitos ajustes no projeto e, assim que a nova empresa for contratada, a execução da obra segue um cronograma bem definido e com data para terminar. Dessa forma, eu acredito que lá para meados do próximo ano a obra estará pronta”, comemorou.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Denizar Araújo, o Ministério da Saúde constatou que 44% da obra já foi feita e hoje há, inclusive, uma proteção adequada do banker de concreto. “Estamos com prioridade total para a obra da unidade de Rádio e Braquiterapia de Roraima e, embora tenha acontecido esse atraso, motivado pelos problemas financeiros da primeira empresa vencedora da licitação, em breve a população poderá contar com um avançado centro de atendimento para essa terrível doença”, assinalou Araújo. A unidade está sendo construída com recursos da ordem de R$ 7,2 milhões provenientes do Ministério da Saúde. “Eu venho acompanhando essa obra desde o início e, quando começaram os problemas, eu fiz uma denúncia formal ao Ministério da Saúde. Eu espero que logo nós possamos dar uma satisfação à sociedade que precisa tanto dessa unidade de saúde e no sentido de tentar diminuir o sofrimento das pessoas que têm necessidade urgente de tratamento radioterápico para enfrentar seus problemas de câncer. Coisa que ainda não existe em Roraima”, observou o deputado Hiran Gonçalves.