Cotidiano

Deputado com suspeita de covid-19 denuncia dificuldade em exame

 O parlamentar suspeita estar infectado com a doença, pois há quase uma semana vem apresentando sintomas

O deputado estadual Renato Silva (Republicanos) denunciou nesta quinta-feira, 21, a dificuldade em conseguir realizar o exame de testagem para o novo coronavírus e de obter o resultado da coleta.

 O parlamentar suspeita estar infectado com a doença, pois há quase uma semana vem apresentando sintomas como febre, tosse e dor de cabeça.

Conforme Silva, ele teria apresentado os primeiros sintomas na sexta-feira, 15, mas apenas na terça-feira, 19, conseguiu pelo Laboratório Central do estado (Lacen).

“No sábado solicitei o exame e ficaram de fazer o exame, não fizeram. Após passar mal fui para o hospital, onde fiz uma tomografia do pulmão e exame de sangue, e ficaram de fazer o teste da covid no dia seguinte”, relatou.

O parlamentar, que é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Assembleia acredita que possa estar sofrendo retaliação.

 “No domingo um médico me ligou me perguntando se eu era da base do governo. Na segunda vi pelas redes sociais que o governador tinha feito o exame e o resultado saiu na mesma hora. Questionei o responsável pelo Lacen, Marconi Aragão, o motivo de o governador ter conseguido tão rápido e ele me respondeu simplesmente que era porque era o governador”, disse.

O deputado informou que na terça-feira conseguiu realizar o exame para identificar a doença, porém até agora não teve acesso ao resultado. “Disseram que o resultado sairia no mesmo, depois na quarta-feira e até hoje nada. Independente de sermos deputados ou governador não temos que ter prioridade, o atendimento tem que ser igual para todos”, afirmou.

“Eu não posso começar meu tratamento porque não tenho confirmação do resultado, estou me sentindo muito mal com todos os sintomas, quase volto para o hospital ontem. Posso estar com a doença, ter uma piora e quando chegar ao hospital ser tarde demais. Assim como eu, há vários nessa situação e isso é um absurdo. A falta de testagem pode matar muitos roraimenses”, complementou.

Outro lado – 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Sesau (Secretaria de Saúde) esclarece que os protocolos do MS (Ministério da Saúde) sempre orientam para a busca por atendimento de sinais leves (coriza, tosse e febre) em UBS’s (Unidade Básica de Saúdes), que estão aptas para realizar testagens para o Coronavírus (COVID-19).

Caso o paciente apresente estes sinais, acrescidos de falta de ar, o recomendado é que busque o atendimento do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), que é a unidade referência para pessoas com sintomas da COVID-19.

A Secretaria informa ainda que o exame relatado na reportagem é o RT-PCR, cujo resultado analisado pelo LACEN-RR (Laboratório Centro de Saúde Pública de Roraima) sai entre três a sete dias. Deve-se considerar o grande volume diário de coleta e análise, o que demanda tempo e critérios técnicos.

A Sesau ressalta também que, em alguns casos, desloca uma equipe da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) até a residência do paciente para realizar a coleta do material, protocolo que foi feito no caso em questão.

Essa coleta foi realizada na terça-feira, dia 19, e o tempo de resposta para o paciente ainda está dentro do prazo estipulado pela Unidade.