Cotidiano

Deputado e veterinária falam sobre episódio em clínica

O deputado Renato Silva e a médica veterinária Daniela Burégio Dias se manifestaram por meio de nota de esclarecimento

O deputado estadual Renato Silva (PRB) emitiu uma nota de esclarecimento sobre o boletim de ocorrência registrado pela médica veterinária Daniela Burégio, no dia 18 de julho, relatando ter sido constrangida pelo parlamentar. Após a manifestação do deputado nessa terça-feira, 28, a médica também emitiu nota de esclarecimento e resposta.

Confira as notas na íntegra:

Deputado Renato Silva

“A assessoria de Comunicação do deputado Renato Silva, vem a público esclarecer que em momento algum o deputado agrediu física ou psicologicamente a médica veterinária Daniela Burégio quando do episódio que levou a óbito o cão de estimação de sua família, na madrugada do dia 18.7.2020.

– A verdade é que o cão da raça Shitzu fora internado na Clínica Emporium Animal, ao meio dia de 17.7.2020, a fim de se submeter a uma cirurgia ocular, tendo evoluído, na madrugada seguinte, para um quadro de emergência de esforço respiratório grave, com sugestão, da própria Dra. Daniela Burégio, de transferência, com urgência, para outra Clínica, que tivesse o suporte necessário.

– Tendo acatado a recomendação, o deputado e sua esposa se dirigiram à Clínica Emporium Animal para auxiliar na transferência, o que fora realizado com o auxílio da própria Dra. Daniela Burégio, que já havia realizado o contato com a Clínica UFAPE para reserva da vaga.

– O deputado não sabe explicar a razão pela qual a Dra. Daniela Burégio registrou o Boletim de Ocorrência e a Clínica Emporium Animal divulgou trecho de vídeo a induzir que ele supostamente estaria portando arma. Imagina-se, no entanto, que se trate de ato de retaliação pelo fato do parlamentar ter relatado, ainda em 18.7.2020, à Vigilância Sanitária, uma possível ausência de condições de funcionamento da referida clínica.

– Todo o momento em que o deputado esteve com a Dra. Daniela Burério na Clínica Emporium Animal fora captado pelo circuito interno de TV, da recepção à sala de cirurgia. Na Clínica UFAPE, ademais, os dois não ficaram sozinhos em momento algum, sempre na presença de testemunhas.

– O deputado já prestou esclarecimentos à Polícia e já requereu ao Poder Judiciário a busca e a apreensão dos vídeos do circuito interno de TV da Clínica Emporium Animal, estando confiante que provará a sua inocência na Justiça.

Médica veterinária Daniela Buregio 

“Meu nome é DANIELA BUREGIO DIAS, sou médica veterinária, trabalho na clínica EMPORIUM ANIMAL e sou uma pessoa de conduta pessoal/profissional e moral inquestionáveis.

Nos últimos dias me vi envolvida em um episódio que pretendo esquecer o mais rápido possível com o apoio da minha família e amigos. 

Todas as pessoas que tiveram seus animais aos meus cuidados profissionais sabem da minha índole e do amor que tenho em servir ao mundo animal com muito carinho, dedicação, esmero, atenção, capacitação e colocando em prática anos de qualificação na medicina veterinária.

Posto isto, posso afirmar com a consciência tranquila (por saber que minhas condutas foram pautadas no esmero profissional) que jamais enfrentei qualquer processo disciplinar no conselho federal ou regional de medicina veterinária e tão pouco alguma punição na empresa na qual trabalho.

Não houve negligência médica, nem é verdade que faltaram condições higiênicas que pudessem ter ocasionado à morte do seu animalzinho, o que ocorreu em outra clínica.

Não há que se falar em negligência médica e quero repetir isso de forma bem clara, principalmente para todos os meus clientes que confiaram e já foram atendidos na clínica EMPORIUM ANIMAL.

Querer colocar a minha pessoa ou a clínica na qual presto serviços como algozes nesse episódio é, no mínimo, tentar ludibriar a opinião pública, enganar a população e quem sabe, porque não, se promover. 

Não posso permitir que minha reputação seja manchada por afirmações e atos difamatórias e até mesmo caluniosos acerca do episódio envolvendo o deputado estadual RENATO SILVA.

Nunca tive qualquer interesse em prolongar essa situação que, aliás, considero traumatizante, contudo, não preciso falar, as imagens que o parlamentar alega ter solicitado judicialmente falarão por si e tenho a convicção que todos os fatos que narrei à autoridade policial serão devidamente apurados e confirmados.

Quero deixar claro que não tenho a menor ideia como vazou para a imprensa um vídeo em que o parlamentar aparece com um objeto que aparentemente é uma arma de fogo. Nesse passo, também é importante deixar claro que em nenhum momento relatei a autoridade policial ter sido intimidada ou constrangida ou coagida com o emprego de arma de fogo.

Por bem da verdade é de bom tom que a população em geral saiba que na manhã seguinte ao ocorrido, o parlamentar determinou que duas pessoas que se apresentaram como seus advogados, me interpelassem durante o meu expediente de trabalho, me colocando como acusada de uma situação que sequer dei causa.

Dentre os requerimentos destes advogados estavam as imagens das câmeras, que não tenho acesso e muito menos autonomia para conseguir, pois não sou administradora da clinica, assim como o prontuário médico e os termos de responsabilidade pelos procedimentos, estes últimos entregues, pois como falavam em nome do tutor do animal e estes eu tenho acesso, prontamente os forneci.

Em momento posterior, outro advogado, também ligado ao parlamentar, procurou uma pessoa muito próxima a minha família para intermediar o contato. Este advogado, inclusive, já agiu de maneira que parecia ser mais pacificadora, de conciliar o conflito, mas hoje vejo que o único intuito era de ganhar tempo para que sua grande equipe jurídica composta por cargos comissionados da Assembleia Legislativa pudessem articular melhor a sua trama. 

Em NENHUM momento da minha vida e em qualquer meio público ou ainda, em sede policial, eu falei que fui explicitamente ameaçada pelo parlamentar ou que sofri violência física. Apenas relatei o ocorrido, pois entendo sim que SOFRI SIM violência psicológica desde o primeiro dia em que consultei o animal retratado. 

Me sinto submetida a grande estresse e constrangimento devido as atitudes do parlamentar até os dias de hoje. Mas tive que ceder em determinadas situações por medo, por ser mulher, por temer a minha vida e a de minha família, principalmente depois da imagem que foi vazada.

Assim, estou diariamente tendo que enfrentar constrangimentos por parte de alguém que tem o poder de parlamentar, que utiliza de seus advogados de gabinete para me coagir, me induzir, e ainda me incriminar em todas as esferas e formas por algo que tenho a plena convicção que não fiz.

As pessoas merecem saber os dois lados da história e o mal não pode vencer. Rogo tão somente por justiça e que o poder não tenha mais força do que a verdade e contra aqueles que diariamente exercem sua profissão com zelo, amor, cuidado e carinho.